Na manhã desta sexta-feira (16), a Polícia Civil por meio do GENARC da 6a DRP Itumbiara, coordenado pelo Delegado de Polícia Gustavo Mendes, com o apoio de outras unidades da 6DRP, 8DRP, 9DRP, 19DRP, e Polícias Civis de SP e MG, deflagrou a Operação Palíndromo visando desarticular uma organização criminosa de atuação interestadual responsável pelo abastecimento de traficantes de drogas de Itumbiara e região.
Entenda o caso:
As investigações, conduzidas pelo GENARC/6DRP Itumbiara duraram aproximadamente um ano e indicaram a existência de uma organização criminosa em atuação na região desde o ano de 2022, dotada de alto grau de sofisticação e divisão de tarefas, responsável pela remessa, transporte, guarda e difusão de drogas na região sul do Estado de Goiás, bem como lavagem de dinheiro obtido ilicitamente com o tráfico de drogas.
Estima-se que o grupo tenha movimentado mais de R$5.000.000,00 (cinco milhões de reais) obtidos com a venda de drogas nos últimos anos.
Durante as investigações, restou apurado, inclusive, que a organização era composta por um núcleo de informantes, responsáveis por alertar os traficantes da região sobre ações policiais na cidade e auxiliá-los a não serem flagrados na prática do tráfico de drogas.
Os mandados, que foram expedidos pela 1a Vara das Garantias de Goiânia, apos parecer favoravel do MP/GO, foram cumpridos nas cidades de Itumbiara/GO, Uberlândia/MG, Centralina/MG, Suzano/SP, Itaquaquecetuba/SP e Ferraz de Vasconcelos/SP, e resultaram na prisão de 20 investigados e 01 menor apreendido, além de quatro prisões em flagrante, apreensão de drogas, munições, sequestro de veículos e bloqueio de valores obtidos com o tráfico de drogas.
Agora no começo da tarde, foram cumpridos mais 05 mandados de prisão preventiva. 4 pessoas que já estavam detidas no Presídio Regional de Sarandi, em Itumbiara, tiveram seus mandados de prisão cumpridos pela Polícia Penal a pedido da PCGO.
Dessas, uma pessoa foi localizada e presa em Barra do Garças-MT pela Polícia Civil do Mato Grosso a pedido da PCGO. Com essas novas prisões, elevam a 26 pessoas detidas no âmbito da operação.
Participaram da operação aproximadamente 130 policiais civis goianos, além de equipes da PCMG e PCSP.
As investigações, que miram os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, associação para o tráfico, colaborar como informante de organização voltada para o tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores, prosseguirão no intuito de identificar outros integrantes e viabilizar a responsabilização criminal dos envolvidos. Fonte/imagens: 6ª DRP Itumbiara.