A diretoria do Goiatuba Esporte e toda sua torcida foram surpreendidas com a notícia de que a Polícia Civil de São Paulo investiga uma denúncia de suspeita de manipulação no jogo que deu o acesso à Inter de Limeira na Série C do Brasileiro, ocorrida em 6 de setembro, contra o Goiatuba. A partida de volta entre as equipes das quartas de final da competição foi vencida por 1 a 0 pela Inter de Limeira, com gol de Kaio Cristian, no segundo tempo.
Segundo divulgado pela reportagem da EPTV, afiliada da Rede Globo, que ouviu o delegado do 1º Distrito Policial de Limeira, Dr. Luiz Guilherme Salles Barbosa, o inquérito para apurar uma possível manipulação foi aberto na última segunda-feira (6 de outubro).
Como é normal nesse tipo de investigação e a pedido do Ministério Público de São Paulo, o procedimento tramita em sigilo e tem previsão de conclusão em 30 dias. A reportagem não teve acesso ao teor da denúncia e nem qual eventual fraude está sob investigação.
Em nota, o Ministério Público de São Paulo informou que, por meio da Promotoria de Justiça de Limeira, requisitou a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos e da autoria. O expediente foi distribuído ao 1º Distrito Policial de Limeira em 24 de setembro.
A diretoria do Goiatuba tão logo ficou sabendo do fato, acionou deu Departamento Jurídico e está procurando entender a situação e buscando informações junto as autoridades paulistas, já que é o Azulão o maior interessando na apuração desta denúncia.
Segundo Osvaldo Neto, na quinta-feira, 9, quando foi informado da investigação, se reuniu por vídeo chamada com um dos advogados do Clube e nesta sexta-feira, 10, está reunido desde as primeiras horas com a equipe jurídica, em Goiânia, onde tratam sobre o assunto.
A diretoria divulgou em seu perfil uma Nota Oficial, onde informa: “O Goiatuba Esporte Clube, de forma veemente, repudia toda e qualquer prática de fraude ou manipulação que possa comprometer a integridade e a legitimidade do resultado esportivo. Tais condutas são absolutamente contrárias aos valores e princípios que norteiam nossa história. Reforçamos que o Goiatuba Esporte Clube é o maior interessado na completa elucidação dos fatos, uma vez que em caso de eventual confirmação de qualquer irregularidade, será a principal vítima”.
Osvaldo Neto, presidente do Goiatuba Esporte Clube