A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Bom Jesus de Goiás, sob a coordenação do Delegado Nicolas Alvarenga de Oliveira Martins, deflagrou, na manhã desta quinta-feira(09), a Operação Catena, com o objetivo de desarticular uma complexa organização criminosa voltada para os crimes de tráfico de drogas e lavagem de capitais.
A ação ocorreu simultaneamente nos estados de Goiás e Minas Gerais.
ENTENDA O CASO:
A investigação, materializada no Inquérito Policial nº 2506325044, teve início após a prisão em flagrante de um dos líderes do grupo, em janeiro de 2025, e a subsequente análise de dados de seu celular, autorizada judicialmente. A partir daí, a equipe de investigação da Delegacia de Bom Jesus mapeou a estrutura e o modus operandi da organização.
O grupo atuava de forma segmentada, com um núcleo operacional responsável pela negociação e logística da droga, um sofisticado núcleo financeiro encarregado de lavar o dinheiro do tráfico por meio de contas de "laranjas", e um núcleo de distribuição que comandava os pontos de venda em Bom Jesus de Goiás e região.
A operação de hoje visou dar cumprimento a 39 medidas judiciais decretadas pela 2° Vara das Garantias do TJGO, incluindo 13 mandados de prisão (preventivas e temporárias), 11 mandados de busca e apreensão, e o bloqueio de R$ 1.000.000,00 em bens e valores dos investigados.
Participaram da ação 30 Policiais Civis, lotados nas Delegacias e Grupo Especializados de Bom Jesus , Cachoeira Dourada e Itumbiara.
RESULTADOS DA OPERAÇÃO:
Ao todo, foram presas 13 pessoas, sendo 12 em cumprimento aos mandados de prisão cautelar e 01 em flagrante delito por posse irregular de arma de fogo. Durante as buscas, também foram apreendidas porções de drogas, e outros elementos de prova que reforçam a atuação criminosa do grupo.
Após as formalidades legais, os presos foram encaminhados e recolhidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. Fonte/imagens: 6ª DRP Itumbiara.