Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Márcia segue na liderança, mas Zezinho Vieira encosta

A segunda rodada da pesquisa feita pela Global Consulting / Goiás Interior para as eleições municipais de 2016 em Goiatuba aponta que, apesar do enorme número de candidatos, um total de 9, a disputa pode ficar acirrada nesta reta final da campanha. É que no quesito espontâneo, a candidata Márcia Cândido, da Coligação “Goiatuba Quer Ser Feliz” liderada pelo PSDB, aparece tecnicamente empatada com o candidato Zezinho Vieira, da Coligação “Goiatuba Quem Ama Cuida”, liderada pelo PP.
O levantamento feito nesta segunda rodada, de forma espontânea, apresenta os seguintes números: Em 1º lugar, a candidata tucana Márcia Cândido com 24,8% das intenções de voto enquanto o candidato pepista Zezinho Vieira aparece em 2º lugar com 20,2% e Pedro da Tricolor aparece na 3ª colocação com 11,5%. Na sequência, aparece o candidato Cristão Noroel Buzain (PSC) com 3,6% das intenções, o Democratas Elioenay Magalhães (DEM) com 1,5%, o petebista Amilson Lourenço com 0,8%, Paulo Chaves (PRB) com 0,7%, Ailton Américo (PT) com 0,5% e Arnaldo Salatiel com 0,3%. Já os Indecisos ou que não souberam dizer somam 23,3%, enquanto 6,9% dos entrevistados não responderam e 5,9% dos entrevistados responderam que vão votar Nulo ou Branco.
Já quando o pesquisador usa a metodologia estimulada, ou seja, apresenta a Cartela com os nomes de todos os candidatos, esses números sofrem uma alteração e a candidata tucana Márcia Cândido ganha uma ligeira vantagem, saindo da zona do empate técnico. Neste cenário, o candidato pepista Zezinho Vieira também apresenta evolução na sua intenção de voto e assume a segunda colocação isoladamente, à frente do terceiro colocado, Pedro da Tricolor. (Veja o gráfico).
Fora da disputa – O registro da pesquisa foi feito antes do indeferimento da candidatura do atual vice-prefeito Elioenay Magalhães (DEM) e também do recuo de Amilson Lourenço, o que obrigou o Instituto a manter os nomes dos dois na cartela de estimulada e com isso aparecerem nos resultados.

Márcia segue como mais rejeitada

Na segunda rodada da Global Consulting / Goiás Interior, assim como na primeira, apresenta a candidata Márcia Cândido como a mais rejeitada, por 13,8%  dos entrevistados. Norel Buzain aparece em segundo com 12%, em terceiro Zezinho Vieira com 7,9%, em quarto lugar Amilson Lourenço com 6,4%, seguido por Arnaldo Salatiel com 5,9%, Ailton Américo 5,6%, Paulo Chaves 3,8%, Elioenay Magalhães 2,3% e Pedro da Tricolor com 2%. 14,3% Não responderam, 14,1% se declararam indecisos e 11,9 disseram votar Nulo ou Branco.

Metodologia:

Universo: Eleitores de Goiatuba-GO; Amostra: 585 eleitores; Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para Menos; Intervalo de confiança: 95%; Coleta de dados: 12 a 15/09/2016; Realização: Global Consulting; Pagante: O próprio instituto; Distribuição espacial Bairros: Centro, Recreio dos Bandeirantes, Imperial, Dergo, Jardim Santa Paula, Serra Dourada, São Francisco, Parque das Cachoeiras, São João, Casego, Vila Betania, Vila Rocha, Vila Esperança, Vila Garcia, João Vicente, Gobato, Buriti Park, Bananeiras, Parque das Primaveras, Novo Horizonte, Morada Nova, Maranata, Esplanada I e II, Oeste, Alto da Serra, Jardim Iguaçu.. Registro no TSE: GO-01202/2016

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior