Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

FAFICH É AVALIADA PARA SE TORNAR CENTRO UNIVERSITÁRIO

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – FAFICH foi avaliada nesta quarta-feira, dia 06 de outubro de 2016, por uma Comissão do Conselho Estadual de Educação (CEE/GO), para se transformar em Centro Universitário.

Com uma programação vasta e planejada, equipe Diretiva da FESG e FAFICH, professores, administrativos, alunos e comunidade responderam aos questionamentos da Comissão de Avaliação, numa mobilização 100% favorável ao grande objetivo institucional: passar a ser um Centro Universitário que terá, especialmente, as prerrogativas de maior autonomia na Educação Superior.

No início da manhã do dia 06, a Comissão esteve reunida com o Diretor da FAFICH, Prof. Gilmar Vieira de Rezende, Vice-Diretor, Prof. Rogério Ohhira, gestores Coordenadores de Cursos, de Conselho de Pesquisa, Extensão e Cultura, professores representantes da Avaliação Institucional e da Comissão responsável pelo processo de transformação. Nessa oportunidade foram reconhecidas todas as atividades pedagógicas e administrativas da Educação Superior na Instituição, além dos projetos científicos e de extensão, demandas e de responsabilidade social da Faculdade.

De acordo com o pensamento da Comissão, a Instituição já tem características de um Centro Universitário, atendendo aos requisitos para sua transformação.

Os três avaliadores, que visitaram a Instituição analisaram todos os setores da Instituição, distribuídos nos eixos da infraestrutura física, desenvolvimento institucional, políticas de gestão, políticas acadêmicas e planejamento institucional.

Acompanhada pela equipe Diretiva da FESG e da FAFICH, a Comissão de Avaliação visitou também a Clínica Escola de Fisioterapia e o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade, localizadas na região central de Goiatuba. Na ocasião, a Comissão pode reconhecer a responsabilidade social da Instituição que hoje atende por meio da Clínica Escola cerca de 1.500 encaminhamentos médicos por mês no munícipio e região e, no Núcleo Jurídico, 700 processos também por mês.

No período da tarde, a Comissão de Avaliação do CEE/GO foi recepcionada também pela comunidade local e regional, contando com a presença de políticos locais e da região, dentre os quais, prefeitos, secretários, vereadores, como também representantes de entidades de classe, sociedades discretas e filantrópicas, numa demonstração de que o processo de transformação é da vontade e responsabilidade de todos. Durante a reunião foi destacada a presença do Prof. Lacordaire Constantino Ribeiro, precursor fundador da Instituição de Educação Superior no Município, na década de 80. Hoje, como Subsecretário Estadual de Educação no Município de Goiatuba, Prof. Lacordaire enfatizou a importância do processo de transformação da FAFICH em Centro Universitário dizendo que “este é um sonho esperado e todos nós acreditamos na força e geração de conhecimento na FAFICH”.

Com discursos inflamados pela emoção também, falaram o atual Presidente da FESG, Dr. Vinícius Di Ferreira Borges, e o Diretor da FAFICH, Prof. Gilmar Vieira de Rezende. Ambos enfatizaram a importância do processo de transformação, reafirmando junto à Comissão o compromisso de toda a comunidade que vem acompanhando de perto a Instituição nos seus quase 30 anos de existência.

No encerramento dos trabalhos, a Comissão de Avaliação do CEE/GO sabatinou a Comissão interna responsável pelo processo de transformação da Faculdade em Centro Universitário, e ao final deu suas últimas orientações sobre o processo, deixando FESG e a FAFICH aguardando para os próximos dias o encaminhamento do Conselho Estadual de Educação.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior