Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiânia -

Saúde lança edital de chamamento para hospitais estaduais

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) publicou nesta quarta-feira, dia 10, no Diário Oficial do Estado, editais de chamamento público para a gestão dos Hospitais de Urgências de Goiânia (Hugo), de Trindade (Hutrin) e de Anápolis (Huana). Os contratos, que vencem ao final do próximo mês, foram reformulados com incremento de novas metas e indicadores, aumento da produção e revisão de valores de custeio.

A economia total prevista por mês com a mudança é de mais de cinco milhões de reais. Outra novidade é a mudança de escopo do Hutrin, que passará a ter perfil de obstetrícia e ginecologia, além de se tornar referência no Estado em cirurgias eletivas de hérnia e vesícula em Goiás.
De acordo com o secretário da Saúde, Ismael Alexandrino, a revisão de todos os contratos com as Organizações Sociais (OSs) visa maior eficácia na prestação de serviços dos hospitais e, também, sustentabilidade financeira.

“A eficiência operacional das unidades de saúde do Estado é um dos pilares desta gestão. O que queremos é encontrar a vocação de cada unidade de saúde, em sua região, para que ela possa contribuir, em sua capacidade plena, com a saúde da população goiana. Com visão estratégica de gestão, é totalmente possível reduzir custos e, ainda assim, aumentar a produção dos hospitais, a exemplo do que já fizemos com o Hospital Geral de Goiânia”, explica.

Podem participar do certame as Organizações Sociais qualificadas em Goiás. As OSs são um tipo de associação privada, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, que recebem subsídio do Estado para prestar serviços de relevante interesse público, como, por exemplo, a saúde pública.
A validade de todos os três contratos é de 48 meses e eles são passíveis de aditivos e incrementos. Para o secretário, as OSs são uma importante ferramenta de gestão, que dá agilidade e autonomia para a administração dos hospitais e que deve ser bem utilizada, para levar maior resolutividade às unidades da rede.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior