Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Agronegócios -

Governo de Goiás e entidades realizam a abertura da colheita da soja no Estado

Com a presença do governador Ronaldo Caiado, evento será realizado na Fazenda Brasilândia, em Montividiu, nesta quinta-feira (18/02), às 9h. Durante solenidade, instituições representativas do setor doarão R$ 1 milhão ao Estado, por meio da contratação de projetos, para execução de obras rodoviárias

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza nesta quinta-feira (18/02), às 9 horas, na Fazenda Brasilanda, em Montividiu (GO), evento que marca a abertura oficial da colheita da soja em Goiás. A solenidade terá a participação do governador Ronaldo Caiado, do titular da Seapa, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, de representantes de entidades do setor, produtores rurais e demais convidados.

Durante o evento, será assinado o termo de doação de R$ 1 milhão ao Governo do Estado, por meio da contratação de projetos de restauração da GO-326 (entre Claudinápolis e Anicuns), 13 pontes e cinco cortes de serras (necessários para o traçado de rodovias). Os recursos foram arrecadados por meio de uma campanha realizada, junto aos associados, pelas entidades parceiras na realização da solenidade: Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja Goiás), Associação Goiana dos Produtores de Sementes e Mudas (Agrosem) e Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa).

A programação prevê a colheita de talhão de soja - cerca de 500 metros - e o descarregamento do grão, simbolizando o início da colheita da oleaginosa no Estado. A propriedade rural escolhida para o evento é do Grupo Kompier, empresa familiar, conduzida pelo casal Wilhemus e Maria Kompier, juntamente com os filhos Marion, Patrícia e Paulo.

No local, plantam 6,5 mil hectares de soja e 5,8 mil hectares de milho segunda safra, com produção média, respectivamente, de 400 mil e 600 mil sacas. O grupo também atua na pecuária leiteira, com produção de 19 mil a 22 mil litros de leite por dia.

Entre os diferenciais da Fazenda Brasilanda está o uso de dois galpões para compost barn - que visa a melhoria do conforto e bem-estar dos animais, e resulta em melhores índices de produtividade do rebanho. O sistema permite ainda a compostagem, por meio do material da cama e a matéria orgânica dos dejetos dos animais. Com isso, o Grupo Kompier produz o próprio adubo, que é utilizado em 2,2 mil hectares de lavoura na propriedade rural.

Produção e produtividade

Na safra 2019/2020, Goiás se destacou como o terceiro maior produtor de soja no Brasil, atrás de Mato Grosso e Paraná. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no início de fevereiro, o Estado deve colher mais de 13,4 milhões de toneladas de soja na safra 2020/2021, expectativa de novo recorde de produção e de crescimento de 1,9% em relação ao ciclo anterior. A estimativa da Conab é de produtividade de 3,6 toneladas por hectare e área plantada de 3,7 milhões de hectares - expansão de 4,2%, frente à temporada passada.

Entre os municípios que mais se destacam na produção de soja no Estado estão Rio Verde (primeiro lugar, com 1,08 milhão de toneladas), Jataí (segundo lugar, com 1,06 milhão de toneladas), Cristalina (terceiro lugar, com 694,1 mil toneladas) e Montividiu (quarto lugar, com 421,2 mil toneladas). Esses dados são referentes à safra 2018/2019.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior