Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Joviânia -

Max lidera intenção de votos em Joviânia

O ex-prefeito Max Pereira Barbosa (PODE-MOS), saiu na frente e lidera a intenção de votos para prefeito junto ao eleitor jovianiense na primeira rodada feita pela Global Consulting, sobre as eleições deste ano. Max que foi prefeito de 2013 a 2020, anunciou recentemente sua pré-candidatura ao Executivo Municipal e deve enfrentar o atual prefeito Renis Eustáquio Gonçalves (UB), o Renin, que deve tentar a reeleição. O produtor rural José Eduardo Atavila (PSB) também é pré-candidato.

A liderança de Max na preferência do eleitor foi detectada durante diagnóstico realizado pelo instituto a pedido do Jornal Goiás Interior nos dias 6 e 7 de abril. Ocasião em que 203 eleitores foram entrevistados em todos os setores da cidade.

Nesta primeira rodada da Global Consulting Max aparece no sistema estimulada com 47,8% das intenções de votos, já o atual prefeito Renin aparece com 24,6% da intenção de votos e José Eduardo Atavila com 12,3%. Brancos e Nulos somam 6,9%, Não responderam 1,5% e 6,9% dos eleitores disseram não saber em quem votar.

Renin é o mais rejeitado com 40,9% dos votos

A Global Consulting também procurou conhecer qual era o índice de rejeição de cada pré-candidato. Neste quesito, o atual prefeito Renin lidera, com 40,9% dos eleitores entrevistados respondendo que não votaria nele. Em seguida, aparece o pré-candidato José Eduardo Atavila com 22,2% de desaprovação por parte dos entrevistados.

Já o ex-prefeito Max Pereira Barbosa ficou em terceiro lugar, sendo rejeitado por 11,8% dos eleitores entrevistados pelo Instituto. 1,5% dos entrevistados disseram rejeitar todos, 7,9% dos entrevistados não responderam e 15,7% dos entrevistados disseram não rejeitar ninguém.

Em confrontos diretos, Max também venceria

O instituto também quis saber, se em caso de confronto direto, o ex-prefeito teria a preferência na intenção de voto dos eleitores entrevistados e sim, se as eleições fossem hoje, Max venceria Renin ou José Eduardo Atavila, independente de qual fosse o confronto.

Quando o Instituto estimulou o confronto entre Max e o atual prefeito Renin, Max alcançou 56,7% das intenções de votos e Renin apenas 25,1% de intenção de votos. 9,9% dos entrevistados responderam que votariam Banco/Nulo; 6,8% dos entrevistados responderam não saber; e, 1,5% dos entrevistados não responderam.

No confronto entre Max e José Eduardo Atavila, Max alcançou 63,1% das intenções de votos, enquanto José Eduardo obteve apenas 14,8% das intenções. 14,3% votariam Branco/Nulo; 6,3% disseram não saber; e, 1,5% não responderam.


Metodologia: Pesquisa foi realizada recursos próprios da Global Consulting com metodologia quantitativa, entrevistas pessoais (presenciais em residências e locais censitários) nos dias 6 e 7/04/2024 utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do município com 16 anos ou mais. Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança 95% e margem de erro máxima de 6,7%. Total de entrevistas: 203. Registro no TSE sob nº GO-01609/2024.

Edições Anteriores
Goiás Interior TV