“Já entregamos mais de 150 obras e teremos mais 40 obras em 2026”

PÉ NO ACELERADOR Prefeito Dione Araújo: mais de 150 obras entregues nos cinco anos e outras 40 para serem
inauguradas ou iniciadas em 2026
Ao encerrar o quinto ano à frente da Prefeitura de Itumbiara, o prefeito Dione Araújo (UB) faz um balanço das ações realizadas e projeta 2026 ainda mais promissor. Desde 2021, a gestão já entregou mais de 150 obras e no próximo ano serão inauguradas e iniciadas 40 novas obras, com destaque para a construção de 808 apartamentos e 219 moradias (parceria com o governo federal e estadual), três novos CMEIs, a Clínica de Hemodiálise, a Policlínica Municipal e o Centro Especializado em Reabilitação (CER).
Na entrevista a seguir, Dione também fala sobre o cenário político e afirma que a gestão precisa do apoio de um deputado estadual para os projetos estruturantes, como o novo Hospital Municipal. “Um deputado estadual tem mais de R$ 60 milhões em emendas impositivas nos quatro anos de mandato e até hoje só recebemos R$ 1,2 milhão do deputado estadual Gugu Nader”.
O sr. acaba de concluir o quinto ano à frente da Prefeitura, o primeiro ano do segundo mandato. Qual o balanço do trabalho realizado em 2025?
Dione Araújo: 2025 foi um ano de muito trabalho, de inaugurações e entregas importantes. Foram mais de 30 obras entregues à população e consolidação de conquistas importantes para nossa gente. Entre as principais obras destacamos o complexo esportivo e de lazer Dr. Alexandre Pacheco no Bairro Maria Luiza Machado, com quadra de campo soçaite, parquinho e academia da saúde, a entrega de oito pontes na zona rural, totalizando 31 pontes entregues em nossa gestão, a ampliação e reforma geral das escolas Maria Leopoldina e Peixoto da Silveira, totalizando 90 salas de aula construídas neste mandato, a inauguração do CMEI em Meia Ponte, a ampliação do CMEI Professora Suely Marza e o ginásio Laurita Antonialli, no CMETI Juca Andrade, além da reforma geral do Teatro Municipal, com novo sistema de iluminação cênica, climatização, som e vídeo. Fizemos ainda o asfalto com CBUQ da Avenida Sul Goiana, do trecho da Avenida Castelândia e recapeamento com CBUQ das avenidas do Fórum, Tabelião Bartolomeu e Franklin Xavier.
Entregamos várias praças, nos bairros Buritis, Olinta Guimarães, Maria Luiza Machado e Radivair Miranda Machado. Inauguramos dois novos ecopontos, nos bairros Zenon Borges e Santa Rita e entregamos o prédio da Delegacia da Mulher e Casa Abrigo, implantando a Rede de Proteção à Mulher, que é referência estadual e nacional. Há mais de três anos Itumbiara não registra um feminicídio e os grupos reflexivos para autores de violência doméstica são reconhecidos como modelo pelo Ministério Público e Tribunal de Justiça. Entregamos o prédio do Arquivo Público, que fica no Centro de Serviços. Um prédio projetado e construído para reunir todo o acervo documental da Prefeitura e suas Secretarias, com climatização, digitalização e as prateleiras, tudo organizado, como nunca teve antes na Prefeitura. Inauguramos a segunda etapa da Praça Azul no prolongamento da Beira Rio, com parquinho para crianças, academia de musculação e área para os PETs. Inauguramos o campo de futebol do complexo Zezão do Marolina, no Bairro Zé Moisés, fizemos a drenagem da Rua 17, da Rua Amaro Leite e de diversas ruas dos bairros Novo Horizonte e Santos Dumont, solucionando antigos gargalos no escoamento das águas das chuvas. Também fizemos o monumento à Bíblia na Praça Sebastião Xavier.
Ainda em obras físicas, entregamos a pista de motocross e na saúde a segunda e terceira etapa da reforma do Hospital Municipal, incluindo a reforma da UTI com 10 leitos e um novo aparelho de Raio X digital e o posto de saúde em Sarandi.
Além dessas obras, houve outras entregas e conquistas importantes?
Dione Araújo: A Escola de Tempo Integral foi reconhecida no Prêmio MEC da Educação Brasileira, como primeiro lugar no Centro-Oeste no número de matrículas no ensino integral. Conquistamos o 1º lugar no Prêmio Agrinho, da FAEG, com a Escola Municipal Floriano de Carvalho, sendo o bi-campeão, pois em 2024 a Escola Quim Machado, de Meia Ponte, faturou o primeiro lugar. Distribuímos material escolar para quase 13 mil alunos, sendo o terceiro ano consecutivo que os pais não tem lista de material escolar, tudo é fornecido gratuitamente pela Prefeitura, além dos uniformes, tênis, meia e mochila.
Nas férias de julho, as escolas ficaram abertas para fornecer almoço para as famílias de baixa renda e mais de 600 alunos fizeram suas refeições durante todo o período de férias. Na saúde, realizamos mais de mil cirurgias, totalizando mais de 10 mil cirurgias em nosso governo, com diversos mutirões de catarata, pterígio e praticamente zeramos a fila em diversas especialidades de consultas, exames e cirurgias.
Implantamos a Regulação Digital e entregamos quase mil próteses dentárias em 2025, sendo que no mandato já passamos de 4 mil próteses gratuitas. O Programa Melhor em Casa já atende mais de 300 pessoas com atendimento domiciliar e para acamados, com equipes de médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, psicólogo, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros profissionais. Nosso Vacimóvel contribui para elevar a cobertura de vacinação, levando as vacinas para creches, escolas, empresas, eventos e nos bairros, ajudando a prevenir doenças. A Casa Pet realizou as consultas veterinárias, castrações em parceria com o Castramóvel do deputado federal Daniel Agrobom, doação de rações, adoção responsável e atendimentos na causa animal. “Nosso programa Melhor em Casa atende mais de 300 pessoas acamadas ou sem condições de ir até uma unidade de saúde, em suas residências. A Secretaria de Saúde leva toda equipe multiprofissional e estrutura para esses pacientes com carinho e conforto”.
A Praça Dr. Alexandre Pacheco, no Bairro Maria Luiza Machado: campo soçaite, parquinho para crianças e academia de saúde, Reforma geral e ampliação da Escola Municipal Maria Leopoldina, no Bairro Cidade Jardim, que ganhou 13 novas salas de aula Iluminação 100% LED com mais de 20 mil lâmpadas substituídas, além do perímetro urbano da BR-153 e da orla do Rio Paranaíba.
O que mais o sr. destacaria do trabalho da Prefeitura em 2025?
Dione Araújo: A universalização das lâmpadas de LED, com 100% da cidade iluminação de LED, além dos sete quilômetros do perímetro urbano da BR-153 e de toda a orla do Rio Paranaíba. Na economia, vivemos um momento ímpar, de grande crescimento e desenvolvimento, com a vinda de grandes redes nacionais e indústrias multinacionais, a geração de quase 6 mil novos empregos desde 2021, a abertura de 500 novas vagas de emprego no Qualifica + Itumbiara, onde a Prefeitura paga os cursos na Escola SENAI, os cursos de qualificação em parceria com o COTEC e Secretaria da Retomada, onde foram qualificados mais de 1000 pessoas em 2025, sendo distribuídos mais de meio milhão no Crédito Social para compra de equipamentos e insumos para abertura do próprio negócio.
Nosso transporte coletivo transporte cerca de 25 mil pessoas por mês, com frota própria de 8 ônibus novos, com ar-condicionado e acessibilidade e uma tarifa que não nunca teve reajuste em nosso governo. É o mesmo valor desde 2021, de apenas três reais e gratuita para 60% da população.
Estudantes, pessoas acima de 60 anos, pessoas com deficiência e servidores públicos não pagam. Começa às cinco da manhã e segue até à noite, de segunda a sábado. O valor que é arrecadado cobre apenas 20% da despesa, é um transporte coletivo social e eneficia principalmente as famílias de baixa renda e dos bairros.
O Programa Escritura na Mão já entregou mais de 3 mil escrituras e somente no ano passado atendeu os bairros Santa Helena, Vila Vitória e ainda o restante dos bairros Dona Sinica, Remy Martins e Zé Moisés, alguns em parceria com a Agehab. A nossa Horta do Bem atendeu famílias de diversos bairros, além de escolas, creches, Hospital Municipal e entidades filantrópicas, que também recebem o Termo de Fomento.
Criamos o Programa Vida Digna, onde fizemos acolhimento dos moradores de rua, oferecendo um local seguro para dormir, com cama, roupas, chuveiro quente e também alimentação, ajudando essas pessoas a encontrar um emprego, a restabelecer os laços familiares e atendimento na saúde. Fiquei muito feliz com o resultado do Ressocializa, em parceria com a Polícia Penal e administração do presídio de Sarandi, onde dezenas de reeducandos passaram a prestar serviços para o município, na limpeza das praças e locais públicos, manutenção de ar-condicionado nas escolas e prédios públicos e no Hospital Municipal. Vamos inaugurar agora em janeiro a extensão do CMEI Casulo, no prédio do antigo CRAI, no Bairro Novo Horizonte, e toda a reforma foi feita pelos reeducandos de Sarandi. Ali vamos abrir mais 7 salas de aula, com oferta de 180 novas vagas na educação infantil.

Praça Dr. Alexandre Pacheco, no Bairro Maria Luiza Machado: campo soçaite, parquinho para crianças e academia de saúde

Reforma geral e ampliação da Escola Municipal Maria Leopoldina, no Bairro Cidade Jardim, que ganhou 13 novas salas de aula

Iluminação 100% LED com mais de 20 mil lâmpadas substituídas, além do perímetro urbano da BR-153 e da orla do Rio Paranaíba
“Com Daniel Vilela, Goiás continuará em boas mãos, no ritmo do Caiado”

CHAPA DEFINIDA: Prefeito Dione Araújo com os pré-candidatos que vai apoiar em 2026: Ronaldo Caiado (presidente), Daniel Vilela (governador), Thales Machado (deputado estadual) e Daniel Agrobom (deputado federal). Para senador, vai apoiar Gracinha Caiado e o outro nome da coligação liderada pelo União Brasil e MDB
A Patrulha do Sossego foi outra iniciativa muito aplaudida pela população. Vai continuar?
Dione Araújo: Temos uma pesquisa que mostra que 85% da população aprova o trabalho da Patrulha do Sossego. É um serviço que criamos em 2025, reunindo Departamento de Posturas, Polícia Civil, Polícia Militar e o meio ambiente, para coibir os excessos de som alto e perturbação do sossego, com respaldo grande da população. Vai continuar e será ampliado. Todo cidadão tem o direito ao lazer e se divertir, mas precisa respeitar o próximo. Fizemos em 2025 o Arraiá, o Festival Itumbiara para Cristo com as igrejas evangélicas, o Festival do Bem com a Goiás Turismo, o Natal de Encantos e a parceria com a igreja católica e padre Erick, o Governo de Goiás via Secretaria da Retomada e o deputado federal Daniel Agrobom no Dia Nacional da Juventude (DNJ 2025), trazendo o show do Frei Gilson, que reuniu mais de 40 mil pessoas no Capim de Ouro, com caravanas de quase 200 cidades. Tivemos vários eventos com a associação de som automotivo, ASAI e Kobiçados, de forma organizada e ordeira, arrecadando alimentos.
Então a população tem direito ao lazer e a Prefeitura tem ofertado muitas atrações. Mas não vamos aceitar as arruaças de motos barulhentas nas ruas, já temos tudo alinhado com a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Patrulha do Sossego e agora em janeiro abrimos o credenciamento das empresas interessadas em remoção e guarda de veículos automotores.
Alguma outra ação da Prefeitura que queira destacar?
Dione Araújo: Para fechar o balanço de 2025, quero destacar aqui a atuação na área social da Prefeitura, em parceria com Governo de Goiás e governo federal, na ampliação dos programas sociais, como Aluguel Social, Mães de Goiás e Bolsa Família. Dizer também do esforço da Prefeitura com a decoração de páscoa e decoração natalina, buscando deixar nossa cidade mais bonita, atraindo as famílias e estimulando as vendas no comércio, a distribuição de 13 mil brinquedos no Natal, em parceria com a OVG e o cartão natalino da Prefeitura para o servidor. Repassamos R$ 750,00 para cada um dos 5.800 servidores da Prefeitura, incluindo os aposentados, num custo total de R$ 4 milhões e 350 mil somente em 2025.
Desde 2021, o repasse com cartão natalino já soma mais de R$ 17 milhões e isso ajuda demais as famílias dos servidores e também nosso comércio. Fizemos também um grande concurso público em 2025, mantemos o pagamento dos servidores em dia, sendo que somente em dezembro a Prefeitura injetou R$ 35 milhões na economia local, com salário de dezembro, que foi pago no dia 19, o 13º salário dos aniversariantes do mês e o cartão natalino. Sempre pagamos em dia, dentro do mês trabalhado. É preciso destacar também o resultado do IPASMI, que tem uma folha de aposentados no valor de R$ 7,3 milhões por mês e quando assumimos a Prefeitura, em janeiro de 2021, havia somente R$ 46 milhões no caixa do IPASMI. Hoje esse valor chega a quase R$ 190 milhões e a Prefeitura não pega dinheiro do fundo, ao contrário, faz os repasses em dia e aumentando sua contribuição patronal.
“Com o Cartão Natalino do Servidor atendemos 5.800 famílias em dezembro, no valor de R$ 750,00, um investimento de R$ 4,3 milhões, para compras no comércio de nossa cidade. Desde 2021, já nvestimentos mais de R$ 17 milhões no cartão natalino dos servidores”.
O sr. falou de tudo que foi entregue e inaugurado em 2025. Mas e para 2026, o que vem pela frente?
Dione Araújo: Temos um elenco de 40 obras para serem inauguradas ou iniciadas em 2026, sendo várias delas nos primeiros meses do ano. Logo agora, no dia 14 de janeiro, vamos iniciar as inscrições para 400 apartamentos no conjunto Zé Gomes da Rocha, que está com as obras adiantadas e vários blocos levantados. Vamos assinar o contrato de mais 408 apartamentos com a Caixa e governo federal ao lado da UPA para início imediato.
São 808 apartamentos e ainda teremos mais 59 casas na ampliação do Messias Faria, em parceria com o Governo de Goiás e Agehab e outras 160 moradias. O elenco de obras para este ano é enorme. Vamos inaugurar o Abrigo Animal na GO-419, com canil para 300 cães, gatil, aviário com lago e baias para cavalos e animais de grande porte, além da reforma e ampliação da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). A reforma geral e ampliação do NABS será entregue até fevereiro, com todo mobiliário novo e recebendo também o NAVS (Vigilância Sanitária), o Cerest e outros órgãos, um prédio de mais de 50 anos que recebe uma grande reforma e ampliação.
As obras da Policlínica Municipal foram retomadas e entrando na reta final, no prédio do antigo CAIS, que receberá o CEO, um centro de tratamento de diabetes, auditório e várias especialidades e serviços de saúde. Queremos entregar também o prédio da Clínica de Hemodiálise, que está sendo construída no Bairro Planalto, no fundo da Clínica Dr. Reginaldo Custódio e vai atender 156 pacientes renais. Obra feita com grande ajuda do deputado federal Daniel Agrobom e do senador Kajuru. O Centro Especializado em Reabilitação (CER). no Bairro Maria Luiza Machado está com obras adiantadas e também deve ser entregue em 2026, bem como a conclusão da reforma do Hospital Municipal. Temos ainda a urbanização das lagoas do Bairro Cidade Jardim, bastante adiantadas e que terá avanço após o período das chuvas, o Parque Beija Flor, que é a última das quase 40 obras paradas que recebi em 2021, iniciada em 2005 e que agora vamos concluir, encerrando esse triste capítulo de obras paradas em Itumbiara, que tanto trouxe prejuízos. Só no meu mandato, tivemos que arcar com R$ 6 milhões, entre devolução de recursos para a Caixa e recuperação de obras danificadas pela ação do tempo e vandalismo, principalmente no Beija Flor, nas 30 casas do Messias, no CMEI Paresoto e no Pier, projeto que foi finalizado pela inviabilidade técnica, após recomendação do TCU. Vamos entregar o asfalto da Avenida Sul Goiana, ligando os bairros Sonho Verde e Vila Mutirão até o Ladário e Ana Cardoso, a reforma da Casa de Apoio em Barretos e as praças Dr. Célio Rezende, no Bairro Ferreira da Costa e Dr. Raussendil Borges, no Ana Cardoso. Os bairros Ulysses Guimarães, Dona Sinica e Nossa Senhora da Saúde vão ganhar o complexo esportivo e de lazer com campo de futebol soçaite com arquibancada, vestiários, banheiros, parquinho para as crianças e academia de saúde, sem contar a quadra esportiva que reformamos no ano passado. Temos ainda a reconstrução da Escola Municipal Oscar Domingos da Costa, o Oscar Moisés, no Bairro Santos Dumont, provisoriamente funcionando no Colégio Diocesano, a quadra poliesportiva da Escola Municipal Amadeu Pedro, no Bairro Dionária Rocha, a infraestrutura de asfalto e drenagem no Distrito Agroindustrial, a drenagem da Av. Dr. Celso Maeda com Rua Ituiutaba, no Bairro Jardim Liberdade, o prédio do CRAS no Bairro Marolina e o prédio do segundo CAPS de nossa cidade, no Bairro Nossa Senhora da Saúde.
Ainda sobre as ações de 2025, quero destacar o Barrigômetro, uma obra que não custou nem R$ 10 mil, mas que virou um dos pontos mais visitados e fotografados de nossa cidade, ganhando destaque na mídia local, estadual e nacional, como na TV Anhanguera, na Band, Record, G1 e vários outros meios de comunicação.
O sr. falou de obras em andamento que serão entregues neste ano. Há outros projetos ou obras para serem iniciados?
Dione Araújo: São vários, sendo que mais de 80% deles já foram licitados e terão ordem de serviço assinadas em breve. Vamos iniciar os 408 apartamentos na região da UPA, com assinatura do contrato no dia 14 de janeiro. Ainda na habitação as 59 casas do Messias 2 e outras 160 moradias. A Câmara aprovou a devida autorização legislativa para desapropriações para a obra do Anel Viário, entre a Av. Modesto de Carvalho (GO-206) no Portal de Entrada até a GO-309, na rodovia entre Itumbiara e Cachoeira Dourada. Vamos buscar a parceria com o governo estadual para executar essa obra estruturante e que trará grande desenvolvimento e crescimento para Itumbiara. Na educação vamos iniciar a construção do CMEI no Bairro Alto do Trindade, entregar a extensão do CMEI Casulo no Bairro Novo Horizonte e construir mais um CMEI no fundo do Centro de Serviços, ao lado do Arquivo Público, bem como a ampliação da Escola Municipal Rosa Arantes, com mais 10 salas de aula e refeitório, no Bairro Morada dos Sonhos. Na saúde, vamos iniciar a reforma da UBS Dr. Luiz Moura, no Bairro Maria Luiza Machado, a construção de uma UBS no Bairro Dionária Rocha. Vamos dar ordem de serviço das obras de instalação de aduelas, manilhas, bocas de lobo e calçamento no trecho do Córrego Buritis, entre a Av. Tancredo Neves e a Rua 70 e a construção da área de transbordo e convivência no aterro sanitário. Outro projeto que será iniciado é a reforma do Ginásio Arco-Íris, que agora pertence ao município.
Também no esporte, a modernização dos campos de futebol, com reforma geral, novos banheiros, iluminação e alambrado, nos campos do Goiasinho, Vila Vitória, Jardim Liberdade e Caçapão, no Bairro Brasília.
Vamos construir o novo prédio do Abrigo Sol Nascente, no Bairro Juca Arantes e em parceria com a GOINFRA, a sala de velório no Cemitério Parque da Saudade, a Feira Coberta no estacionamento do Estádio JK e o prédio do Conselho Tutelar.

Centro Especializado em Reabilitação (CER) físico e intelectual, que está sendo construído no Bairro Maria Luiza Machado, ao lado da Escola Lurdinha

Construção de 400 apartamentos no conjunto Zé Gomes da Rocha, na região leste: inscrições das casas serão iniciadas no dia 14 de janeiro

2ª etapa da Praça Azul, no prolongamento da Av. Beira Rio: academia de ginástica, parquinho para as crianças e Pet Park
“Um vereador destina mais recursos para a Prefeitura do que o Gugu”
E o novo Hospital Municipal?
Dione Araújo: É um sonho e compromisso do prefeito Dione e do deputado federal Daniel Agrobom que assumimos na campanha e estamos dando andamento. Ao mesmo tempo que aceleramos com a reforma do atual prédio do Hospital, que ficará pronta em 2026, vamos iniciar o novo hospital que terá 214 leitos. O projeto foi aprovado em dezembro na SUVISA e já tivemos audiência com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, ao lado do deputado federal Daniel Agrobom, apresentando o projeto e buscando recursos da União. É uma obra que através de articulação do Daniel Agrobom, terá rubrica orçamentária incluída no orçamento da União, com respaldo de toda a bancada federal goiana, de 17 deputados federais e três senadores. O senador Vanderlan Cardoso já destinou R$ 2,5 milhões em 2025 e mais R$ 2,5 milhões em 2026 e estamos buscando apoio do governode Goiás e parceiros privados.
Agora vamos falar das eleições 2026. Quem você irá apoiar para presidente?
Dione Araújo: Sou filiado no União Brasil, mas o meu partido é Ronaldo Caiado. Apoio incondicionalmente a pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado a presidente da República.
Caiado é o governador mais bem avaliado do Brasil, com quase 90% de aprovação e nosso Estado possui indicadores de primeiro lugar na educação, na segurança pública, na geração de empregos e um destaque grande na saúde, com a regionalização dos hospitais estaduais e agora com a referência do Cora no tratamento de câncer infantil. Acompanho Ronaldo Caiado há mais de 30 anos e ele está preparado, com disposição e saúde para governar o Brasil. Um político com cinco mandatos de deputado federal, um mandato de senador, dois de governador, sendo eleito no primeiro turno em ambos, sem nenhuma mácula moral, sem condenação ou processos de corrupção, que tirou Goiás das páginas policiais para exemplo de desenvolvimento, merece administrar o Brasil. Também acredito que Caiado terá condições de unir e pacificar o país, para introduzir pautas importantes, como reduzir o custo Brasil, cortando ministérios e reduzindo gastos em pelo menos 30%, limitar os mandatos dos ministros do STF e dar maior autonomia para os Estados e Municípios legislarem sobre temas importantes, como na área criminal e reduzir a disparidade na concentração de receitas na União.
“A Câmara devolveu R$ 5,5 milhões para a Prefeitura em 2025 e cada vereador destinou R$ 581 mil em emendas, sendo 50% para a Saúde e alguns destinaram 100% para a Prefeitura. Um vereador hoje ajuda mais a Prefeitura do que o deputado Gugu”
Governador?
Dione Araújo: Daniel Vilela (MDB) assume o governo de Goiás no final de março. Foi escolhido pelo nosso governador Ronaldo Caiado e já assumiu o Estado em diversas oportunidades. É jovem, com 42 anos, mas tem muita experiência política, foi vereador, deputado estadual, deputado federal e ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República. Foi eleito em 2022 para vice-governador e já demonstrou preparo, habilidade e competência para dar continuidade a gestão Ronaldo Caiado. É um grande amigo, amigo de Itumbiara, da nossa gestão e vem da escola de Maguito Vilela e Iris Rezende. É o nosso próximo governador e tenho certeza que será reeleito em outubro.
As duas vagas para o Senado?
Dione Araújo: Sou muito grato ao trabalho, recursos e convênios que nossa gestão teve com o trabalho dos senadores Vanderlan Cardoso (PSD) e Jorge Kajuru (PSB). O senador Wilder Morais (PL) também nos ajudou, mas seu mandato se estende até 2031. Meu partido é Ronaldo Caiado, e o governador já manifestou que a primeira-dama Gracinha é pré-candidata ao Senado e chapa tem duas vagas. O meu apoio é para ela e vamos aguardar a definição das coligações.
Independente da composição partidária, faço questão de agradecer muito o apoio que recebi dos senadores Vanderlan Cardoso, Jorge Kajuru e Wilder Morais. Quem acompanha minhas redes sociais e entrevistas sabe que sempre destaquei as emendas recebidas e também no Portal de Transparência.
Deputado federal?
Dione Araújo: Daniel Agrobom (PL). É o deputado federal que mais trouxe recursos para Itumbiara, um grande parceiro da nossa gestão e amigo. Já mandou mais de R$ 30 milhões para nossa cidade, mas além das emendas, ajuda bastante em grandes projetos, como por exemplo na construção da segunda ponte sobre o Rio Paranaíba, uma obra de R$ 50 milhões em atuação com o senador Jorge Kajuru; a construção das moradias em parceria com o governo federal; a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), das novas UBSs, com recursos do Novo PAC e da nossa Clínica de Hemodiálise, só para citar alguns exemplos. Está sempre presente em Itumbiara, participando dos eventos e através da sua empresa Agrobom. Daniel tem apoio de mais de 20 prefeitos e tenho certeza que terá uma votação consagradora, a população de Itumbiara saberá retribuir tudo que fez por nossa cidade.
Deputado estadual?
Dione Araújo: Um deputado estadual tem mais de R$ 60 milhões em emendas impositivas para indicar no orçamento do Estado em quatro anos. Só para este ano são R$ 19 milhões em emendas. O deputado estadual Gugu Nader assumiu em 2023 e até agora só mandou R$ 1,2 milhão para o município de Itumbiara. A Prefeitura recebeu uma emenda de R$ 500 mil, outra de R$ 400 mil e uma terceira de R$ 300 mil. Para comparar, o deputado Jamil Calife, que assumiu junto com o Gugu, mandou para Catalão nestes dois anos R$ 12 milhões, ou seja, R$ 6 milhões por ano. O Gugu mandou apenas R$ 600 mil por ano, só 10%. Estive agora em novembro, no aniversário de Panamá, e ouvi o deputado Issy Quinan (MDB) anunciar R$ 1,5 milhão em emenda para o prefeito Renê e mais dois ônibus, apenas em 2026. O prefeito Velomar de Catalão tem um deputado parceiro na Assembleia que envia R$ 6 milhões por ano. O prefeito Renê de Panamá, uma cidade com menos de 3 mil habitantes, tem um deputado parceiro na Assembleia que vai enviar R$ 1,5 milhão para asfalto e dois ônibus em emendas num único ano.
E aqui, o deputado que teve 95% dos votos em Itumbiara, destinou apenas R$ 1,2 milhão em dois anos para a Prefeitura. Eu preciso de um deputado estadual que ajude nossa gestão e esteja alinhado com o governador Ronaldo Caiado. Itumbiara deve muito ao governo Caiado, recebemos obras estruturantes e investimentos que ultrapassam meio bilhão nestes últimos anos. Somente no Hospital São Marcos foram mais de R$ 400 milhões entre reforma, equipamentos e custeio desde sua abertura, em 2020. Na GO-309, entre Itumbiara e Cachoeira Dourada, o governo investiu mais R$ 69 milhões. Na restauração da Avenida Modesto de Carvalho, foram mais R$ 17 milhões. Na construção das 170 casas do conjunto Radivair Miranda foram R$ 20 milhões, e ainda R$ 14 milhões nas obras de infraestrutura do DIAGRI e R$ 10 milhões no CASE. E ainda R$ 2 milhões para asfalto do Alto do Trindade e outros convênios importantes. Como que Itumbiara pode ter um deputado que não esteja na base do governo Caiado?
E quem você irá apoiar?
Dione Araújo: Nós estamos lançando a pré-candidatura do Thales Machado a deputado estadual. Eu apoiei o Álvaro para deputado em 2014, para prefeito em 2016, para deputado estadual em 2018 e novamente para estadual em 2022. Ele me apoiou para prefeito em 2000 e na reeleição em 2024. O Álvaro foi parceiro em projetos importantes, como a reabertura do Hospital São Marcos, a restauração da Av. Modesto de Carvalho e a pavimentação da GO-309, obras que conseguimos junto ao governo.
Depois dessa última campanha dele, ele reuniu comigo e com o deputado federal Daniel Agrobom e foi categórico que não iria disputar mais eleições e que deveríamos buscar um novo nome. Essa conversa ele teve com outros aliados aqui na região, inclusive chegou a indicar outros deputados para trabalhar com os prefeitos, como é o caso de Panamá, onde ele apresentou o Issy Quinan para o Renê. Então, diante dessa manifestação do Álvaro há quase dois anos, nosso grupo começou a discutir alternativas e buscar um nome para representar na Alego. Passamos a escutar o nosso grupo político, ouvindo vereadores, secretários, representantes dos partidos e lideranças. O nome do Thales foi bem aceito e ele vem trabalhando internamente para construir essa pré-candidatura, buscando e fortalecendo alianças.

Cartão natalino do servidor: mais de 5.800 servidores receberam cartão para compras no comércio de Itumbiara, no valor de R$ 750,00

Show do Frei Gilson no Dia Nacional da Juventude (DNJ 2025): parceria da Prefeitura com a igreja católica,
Daniel Agrobom e o Governo de Goiás

Pavimentação da Avenida Sul Goiana, com 2 Km de pista, ligando os bairros Vila Mutirão e Sonho Verde ao Ladário Cardoso e Ana Cardoso
“Preciso de um deputado estadual parceiro para ajudar nossa gestão a construir o novo Hospital Municipal”
Que experiência ele tem para se lançar numa disputa tão difícil?
Dione Araújo: O Thales é muito esforçado e dedicado, é o braço direito da nossa gestão. É engenheiro agrônomo de formação, tem experiência no campo. Foi administrador do Center Plaza e na Prefeitura ocupa a Secretaria de Governo desde 2021, onde ficou à frente de vários projetos, participando de todas as ações e conquistas. Está presente no dia-a-dia da Prefeitura e conhece o funcionamento da máquina e os servidores.
Agora, por exemplo, cuidou do projeto do novo Hospital Municipal aprovado pela SUVISA e atua diretamente na construção dos apartamentos. É bem relacionado com os secretários municipais e construiu uma rede de contatos com secretários de Estado, nas diretorias e órgãos da estrutura do governo, sendo responsável por muitas ações importantes. Foi coordenador da minha campanha em 2020 e novamente em 2024 e tenho confiança no seu trabalho. É casado com a minha filha, mas ele vem pavimentando seu caminho com independência e lealdade e conquistou o espaço junto ao nosso grupo político.
E o que você espera de um deputado estadual alinhado com a sua gestão?
Dione Araújo: Eu preciso de um deputado estadual que possa destinar pelo menos R$ 10 milhões por ano para a Prefeitura, para ajudar na construção do novo Hospital Municipal, com recursos para recapeamento de asfalto, na construção da Perimetral Norte e no Anel Viário. Hoje para a Prefeitura, para a nossa administração, o Gugu ajuda menos que um vereador. É fácil fazer essa comparação. A Câmara sob a presidência do Dr. José Orestes, com apoio de todos os 12 vereadores, devolveu R$ 5,5 milhões das sobras do duodécimo. Se você dividir esse valor por cada um vereador, dá R$ 458 mil de cada vereador em 2025. E ainda teve as emendas impositivas de cada vereador, no valor de R$ 581 mil por ano, sendo que pelo menos 50% delas foram destinadas para a Saúde.
Somando esses R$ 458 mil das obras de duodécimo com R$ 290 mil, de 50% das emendas impositivas obrigatórias na saúde, então cada um vereador devolveu pelo menos R$ 750 mil para a Prefeitura. E olha que teve vereador que destinou 100% de sua cota de emendas para a própria Prefeitura, totalizando mais de R$ 1 milhão por ano. A matemática é clara: o Gugu mandou R$ 1,2 milhão em dois anos para a Prefeitura e apenas um vereador consegue devolver entre R$ 750 mil a R$ 1 milhão em apenas um ano, considerando sobras do duodécimo e emendas para a própria Prefeitura. Todos os 245 prefeitos goianos contam com um deputado estadual que ajuda sua gestão. Em Itumbiara, é o contrário, além de não enviar recursos, tenta prejudicar a cidade e ainda fica inventando notícias falsas.
O sr. se refere ao episódio da ambulância neonatal?
Dione Araújo: É apenas o último exemplo. No dia 27 de dezembro, o Gugu usou suas redes sociais para dizer que Itumbiara não tinha ambulância para transporte de recém-nascidos e que a Prefeitura se recusava a adquirir uma ambulância com uma emenda de R$ 500 mil dele.
Ele gravou esse vídeo, dizendo que havia uma criança internada no Hospital da Unimed e que não havia ambulância na Prefeitura e começou a divulgar às 16h, sendo que a Regulação somente recebeu o pedido de transporte de neonatal às 19h22, ou seja, mais de três horas depois. Ele ficou esse tempo todo alardeando que a criança poderia morrer por falta de transporte. Um engodo que ele criou para dizer que tinha uma emenda que resolveria o problema. O município de Itumbiara tem duas UTIs móveis e somente no ano de 2025 foram transportados 11 recém-nascidos. Ora, se não existia UTI Móvel adequada para transporte de neonatal, como foram transferidos então essas 11 crianças? Quando a Regulação recebeu a demanda, repito, às 19h22, prontamente providenciou o transporte e o bebê chegou ao destino com segurança, com todos os equipamentos, com incubadora, CPAP, equipe profissional com médico e com tudo necessário para um transporte tão importante e vital. Não podemos brincar com a saúde e nem criar factóides em busca de voto. O Gugu foi irresponsável com um assunto tão sério e foi prontamente desmentido pela equipe da Secretaria de Saúde.
“Um deputado estadual tem R$ 60 milhões em emendas impositivas nos quatro anos de mandato. Só agora em 2026 serão R$ 19 milhões em emendas. O Gugu enviou até agora apenas R$ 1,2 milhão para a Prefeitura, eu preciso de um estadual parceiro da gestão”.
E quanto a emenda para a ambulância, porque ainda não foi adquirida?
Dione Araújo: Primeiro que quando ela chegar, será mais uma ambulância para a frota, a terceira UTI Móvel com capacidade para transportar neonatal. Mas será muito bem vinda, nós agradecemos todas as emendas que recebemos dos deputados estaduais, o Gugu enviou três, mas teve deputado que mandou ainda mais.
Todas as emendas são divulgadas no Portal da Transparência. Os recursos dessa emenda chegaram em maio de 2024 e a Secretaria Municipal de Saúde realizou a licitação com o pregão eletrônico 15/2024 e a empresa vencedora foi de Goiânia, Inovatto Veículos, com valor de R$ 402.500,00.
Essa empresa ofereceu esse lance, assinou contrato, mas não entregou a ambulância por esse valor e queria um reajuste, que foi negado pois a lei não permite e acabou fazendo o distrato. Houve a convocação do segundo colocado e até o 5º colocado, mas nenhuma das empresas concordou em fornecer por R$ 402 mil. Então nós abrimos uma nova licitação, o Pregão 29/2025, previsto para o dia 09 de janeiro. Esperamos que surja uma empresa com oferta idônea, dentro do valor de mercado e entregue a ambulância. Quem entende de administração e licitação sabe que às vezes é assim, nem sempre acontece conforme queremos, são muitos percalços e variáveis que podem acontecer num processo licitatório, algumas empresas entram para atrapalhar e acham que vão conseguir aditivo depois. Na nossa gestão não agimos assim. Se tudo der certo, logo essa ambulância chegará e será a terceira para fazer transporte de recém-nascidos.

“O Thales Machado é o pré-candidato a deputado estadual do nosso grupo em dobradinha com Daniel Agrobom para deputado federal. É uma dupla que vai ajudar muito Itumbiara na Assembleia e na Câmara Federal”.
Mais alguma consideração?
Dione Araújo: Quero agradecer aos 12 vereadores de Itumbiara, ao ex-presidente Dr. José Orestes que devolveu R$ 5,5 milhões em 2025 e ao novo presidente, Zezé Preto, que assumiu agora em janeiro. Os vereadores, todos eles, Pastor Ailton, Dr. Alcides Pacheco, Danilo do Frete, Didi, Henrique Borges, Liliane Costa, Reginaldo Maximus, Radivair Neto, Samir Júnior e Selymare Gomes têm ajudado a melhorar nossa cidade, seja através das leis e projetos, seja através da devolução de recursos e emendas. Quero informar que pelo quarto ano consecutivo, os alunos da rede municipal irão receber todo o material escolar distribuído gratuitamente pela Prefeitura. Material escolar de qualidade, garantindo a igualdade para todos. E também os uniformes escolares, a mochila, tênis e a meia. Nossa educação em tempo integral para 100% dos alunos tem um custo muito alto para a Prefeitura, são mais de R$ 6 milhões por ano só de complemento com a alimentação para fornecer quatro refeições por dia, mas terá continuidade porque é uma política pública sensacional, que faz a diferença na vida de nossas crianças e também nas família

Reforma do Hospital Municipal será concluída em 2026: já foram entregues três etapas, incluindo a nova maternidade e UTI com 10 leitos

Projeto do novo Hospital Municipal com 214 leitos já foi aprovado pela SUVISA e o município busca recursos no Estado, União, deputados e senadores

Centro de Atendimento Socioeducativo Regional (CASER) localizado próximo ao Zoonoses, para atendimento de menores infratores
