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Goiatuba -

Operação "Sétimo Mandamento" cumpre mandados apurando licitações na Câmara

A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Goiatuba, deflagrou nesta sexta-feira (15) a Operação Sétimo Mandamento direcionada ao enfrentamento a crimes do colarinho branco.

As investigações tiveram início no ano de 2021 e apontam que um grupo de empresários, em conluio com integrantes do Poder Legislativo municipal, *entre eles um vereador, atuaram sistematicamente, e em diversas frentes, para fraudar licitações promovidas pela Câmara dos Vereadores de Goiatuba.

Em pelo menos 11 (onze) licitações dispensadas no período há indícios de fraude, a exemplo de contratações firmadas com empresas fantasmas, licitações direcionadas e superfaturamento de materiais e prestações de serviços.

Cita-se, por exemplo, a aquisição de quantidade de combustível, no mês se março de 2021, suficiente para percorrer mais de 1.000 km por dia com o único veículo oficial da Câmara dos Vereadores, fato que se repete nos demais meses.

Chama a atenção, também, a quantidade exorbitante de material de limpeza, higiene e produtos alimentícios, adquiridos em 2021, em número muito acima do consumo médio dos servidores da casa legislativa. Some-se a isso o fato de que a Câmara ficou fechada ou funcionando parcialmente de janeiro a agosto, em razão da pandemia.

Podendo ser citados 17.300 luvas descartáveis, 9400 máscaras descartáveis, cerca de 850 litros de álcool em gel, 600 galões de 20 litros de águas (12 mil litros) (não há no local bebedouro para esse tipo de vasilhame), 19 mil unidades de copos de água 200ml, 3600 garrafas de 500ml, mais de 200 coras fúnebres e 500 botões de rosa, 1000 unidades de esponja dupla face, 80 rodos e 80 vassouras, 2 mil esponjas de aço, 400 litros de água sanitária, 350 de desinfetante, 900 pacotes de saco de lixo, 2400 rolos de papel higiênico de 30 m, 100 rolos de papel higiênico – rolão de 300 m (30 mil metros), 500 unidades de detergente.

Salta aos olhos, ainda, a aquisição de 3,5 tonelada de açúcar (700 pacotes de 5 kg), 50 unidades de adoçantes, 450 kg de café, 300 kg de bolacha, 800 unidades de refrigerantes 2litros (1600 litros), 1000 caixas de suco, 1000 caixas de leite, 250 unidades de margarina.

Em apenas uma licitação dispensada em janeiro e fevereiro foram adquiridos 100 kg de queijo e 100 kg de presunto. Há ainda muitos outros itens que podem ser citados.

Foram realizadas buscas em 23 endereços na cidade, dentre comércios e residências, além da Câmara Municipal de Vereadores. As diligências resultaram na apreensão de duas armas de fogo irregulares, além documentos e aparelhos celulares, os quais serão periciados a fim de reforçar o conjunto probatório e apurar o valor exato dos prejuízos causados ao erário. Fonte/foto: Polícia Civil

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