
O curso de Medicina do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado), ficou entre os mais de 100 cursos de Medicina do país que foram mal avaliados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O curso da instituição goiatubense mantido pela Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (FESG), autarquia ligada à Prefeitura Municipal, alcançou apenas nota 1 no Enamed conforme avaliação junto aos acadêmicos e foi considerada insatisfatória pelo INEP, podendo sofrer algumas restrições.
O número foi divulgado no balanço de resultados do exame, em Brasília, nesta segunda-feira (19) e colocou em alerta diversas instituições com centenas de acadêmicos, boa parte na fase final do curso. O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova realizada anualmente para aferir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino ofertado. Segundo o INEP, ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória.
A metodologia aplicada nesta análise, que tipificou as instituições revelou grandes diferenças de desempenho entre as categorias de universidades. Conforme informou o INEP, “As piores avaliações, concentradas nas faixas 1 e 2, aparecem principalmente em cursos de instituições públicas municipais, onde 87,5% ficaram nos conceitos mais baixos (é o caso do UniCerrado).
Durante coletiva de imprensa para divulgação dos números nesta segunda-feira, o ministro Camilo Santana informou que dos 107 cursos, apenas 99 vão passar por penalidades imediatas porque as faculdades estaduais e municipais não estão sob a gerência do ministério. Porém, isto não impede de que os conselhos estaduais tomem medidas para reverter este cenário considerado caótico. A instituição não se pronunciou até o momento sobre o resultado.
