Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Caldas Novas -

Polícia Civil prende estelionatário foragido

A Polícia Civil do Estado de Goiás, através do GEIC de Caldas Novas, capturou nesta quarta-feira (24) João Paulo Lima Assunção, 35 anos, que estava foragido desde o dia 05/12/2023. João Paulo é suspeito da prática de vendas fraudulentas de imóveis, mediante utilização de documentos públicos e particulares falsos.

No crime sob apuração, João Paulo teria atuado em conjunto com uma mulher (ainda não identificada), que se passou pela verdadeira dona do imóvel, e com Raione Carneiro de Sousa, apontado como articulador do golpe, que foi preso no dia 08/12/2023. Na ocasião da prisão de Raione foram apreendidos em sua casa, no setor Itanhangá 1, documentos falsos, dinheiro em espécie e dois carros, sendo um de luxo.

A localização do foragido se deu com o emprego de técnicas de inteligência e investigação policial, com as quais o GEIC identificou o endereço onde João Paulo poderia estar homiziado. Uma equipe se dirigiu ao local – uma casa no setor Portal das Águas Quentes, com forte aparato de segurança (muro alto, portões reforçados e câmeras de vigilância) –, ingressou no imóvel e encontrou o foragido, que foi preso sem esboçar resistência.

João Paulo foi conduzido à sede do GEIC para interrogatório relativo ao crime que motivou a decretação de sua prisão preventiva, bem como a outros delitos de que também é suspeito. Durante as oitivas, esteve acompanhado de seu advogado. Concluídos os procedimentos legais, o capturado foi conduzido ao presídio local, onde segue à disposição do Poder Judiciário. Vale ressaltar que o Ministério Público já ofereceu denúncia em face de João Paulo e Raione, a qual foi recebida pelo Juízo, de modo que a ação penal já se encontra em tramitação.

A divulgação da identidade e da imagem dos investigados encontra respaldo na Lei n. 13.869/2019, Portaria Normativa n. 02/2020/DGPC e Portaria n. 547/2021?DGPC, além de despacho fundamentado da autoridade policial, tendo em vista o interesse público de identificar outras vítimas e de dificultar/evitar que outras pessoas venham a ser vitimadas futuramente. Fonte/fotos: 19ª DRP Caldas Novas.

João Paulo Lima Assunção

Raione - preso dia 08/12/2023

Edições Anteriores
Goiás Interior TV