Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Vicentinópolis -

Após embates, vereadores aprovaram LDO


Vereadores durante 1ª sessão que rejeitou o projeto no início do mês

Após embates, vereadores aprovaram LDO

 

O mês de julho entrou para a história do jovem município de Vicentinópolis. Só o tempo irá dizer se de forma positiva ou negativa. O período foi marcado pelos muitos embates na Câmara Municipal que precisou de quase todo o mês que era para ser de recesso parlamentar para aprovar o Projeto de Lei da Lei de Diretrizes Orçamentária de 2012 - LDO, que teoricamente teria que ter sido aprovado nas sessões ordinárias do mês de junho.

Como o Legislativo não pode entrar de recesso sem aprovar a LDO, o presidente da Casa, vereador Jair Cândido da Silva (PSDB) que já havia feito uma convocação extraordinária no inicio do mês, providenciou nova convocação para reapreciar o novo Projeto enviado pelo Poder Executivo.

Objetivando mostrar para a população e os vereadores que se posicionaram contra o Projeto anterior, o prefeito Branquinho (PSDB) e o presidente da Câmara, vereador Jair Cândido, informaram a população da importância da LDO e promoveram uma mobilização que levou um grande público para participar das sessões do Legislativo.

Poucas vezes a população compareceu em uma sessão da Câmara de forma tão ativa. Eram faixas, cartazes, gritos e vaias demonstrando a insatisfação popular pela não aprovação da Lei. Os presentes cobravam postura por parte dos vereadores que nos anos anteriores aprovaram a Lei sem nenhuma ressalva.

Preocupado com a segurança, a Mesa Diretora da Câmara solicitou a presença da Polícia Militar que ajudou a organizar o recinto, mas não inibiu a população de protestar contra a atuação dos vereadores que votaram contra sem nenhuma explicação à comunidade.

Os vereadores que votaram contrários à aprovação da LDO no inicio do mês apresentou algumas emendas ao Projeto original. Após apreciação e acordo entre as partes, a LDO 2012 acabou sendo aprovada por unanimidade.

Vereador Jair ressaltou a importância da LDO, mostrando que é através dela que o prefeito municipal elabora o Orçamento Geral do Município, “só foi possível construir os conjuntos habitacionais, praças, asfalto, unidade de saúde, CRAS e outros tantos benefícios como manutenção da educação, saúde e social porque existe uma LDO que dá parâmetros para o prefeito executar obras e levar benefícios à população”.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior