Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Panamá -

Secretaria promove "Dia da Saúde Coletiva"

Secretaria promove “Dia da Saúde Coletiva”


Como parte da estratégia de se aproximar ainda mais da comunidade usuária dos serviços de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último dia 2 de agosto um grande evento, denominado de “Dia da Saúde Coletiva”. O evento reuniu toda equipe de servidores da Secretaria, unidades de atendimento, saúde bucal, endemias e dos programas oferecidos à comunidade, como hipertensão e glicemia.

O “Dia da Saúde Coletiva” foi realizado na unidade estratégica de Saúde PSF 301, que recebeu uma grande estrutura para acolher as pessoas que participaram de uma programação que incluiu aferição da pressão arterial, glicemia, distribuição de material informativo com  os direitos e deveres de cada cidadão, orientação de como fazer uma escovação correta, brinquedos para as crianças, atividades físicas e sorteios de prêmios aos participantes.

Segundo a Secretaria de Saúde, este modelo de evento deverá ter mais de uma edição por ano e o objetivo é simples – ampliar a comunicação com a população usuária dos serviços, levando a ela mais informações sobre os serviços oferecidos e também como estão sendo investidos os recursos destinados à saúde.

Na oportunidade, a Secretaria apresentou para a população alguns recursos e benefícios que estão sendo alcançados através do PMAQ para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos no município. Esses recursos e benefícios são frutos da gestão participativa e eficiente, da realização de audiências públicas e conferências municipais onde são levantadas as demandas e anseios da população, otimizando sua aplicação.



Investimentos na estrutura garantem atendimento de qualidade


Durante o evento, os gestores municipais revelaram aos participantes o que foi feito nos últimos anos e o que será feito ao longo dos próximos meses para melhorar e ampliar o atendimento aos usuários. Atualmente, o município conta com mais de 10 médicos em diversas especialidades atendendo na Unidade Mista de Saúde que foi reformada e equipada recentemente. Outra conquista da população  foi a criação do serviço de plantão médico, acabando definitivamente com a falta de profissionais nas emergências e também nos fins de semana.

O PSF ganhou sede nova e já passa por ampliação, ganhando sala para o atendimento de fisioterapia. A Saúde Bucal tem atendido centenas de pessoas, o serviço de saúde tem atendido a demanda tanto na cidade como no campo. Toda frota da Secretaria de Saúde foi renovada, aquisição de um veículo de transporte de passageiros e novos veículos serão adquiridos ainda este semestre para dar suporte à equipe.

Motos – Foram adquiridas 2 motos 0km com recursos próprios para equipar os Agentes de Saúde que atendem a Zona Rural e também comunidades mais longínquas, dando maior mobilidade a esses profissionais e também assegurando aquela população esse serviço. As motos foram entregues aos Agentes de Saúde durante o evento.


Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior