Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Panamá -

Município dá exemplo ao investir em prevenção


Fachada da nova sede do PSF

Município dá exemplo ao investir em prevenção

 

Enquanto a maioria dos municípios enfrenta dificuldades para oferecer o serviço de saúde, Panamá investe na prevenção e baixa os custos com medicina curativa. Seguindo esta metodologia, a administração municipal entregou recentemente aos usuários a sede própria do Programa Saúde da Família, garantido mais qualidade no atendimento às famílias que são atendidas mensalmente pela equipe composta por médicos, odontológos, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e auxiliares.

A nova sede trouxe conforto e comodidade para as famílias que são atendidas pelo Programa e acima de tudo humanizou o atendimento. Tudo, graças à adequação dos espaços que foram construídos obedecendo a normas do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

Todo atenção à saúde básica é desenvolvida pela unidade e paciente que precisa de atendimento especializado é devidamente encaminhado para a Unidade Mista de Saúde, onde há o atendimento com diversos especialistas.

Para que a unidade alcançasse seu objetivo, a administração municipal não mediu esforços e não fez concessões no tocante a qualidade da obra e dos instrumentos, aparelhos e mobiliário.

 

Usuários agora têm conforto

Antes, como a sede era improvisada, os pacientes precisavam esperar pelo atendimento em espaço inadequado, com pouco conforto. Da mesma forma era o atendimento aos pacientes. Agora, com a nova sede, os pacientes passaram a contar com setor de recepção com cadeiras confortáveis, instalações sanitárias individuais, rampas de acessibilidade para idosos e cadeirantes.

Os atendimentos são feitos em salas adequadas e preparadas para receber os pacientes. A unidade é dotada de sala de aerossol, sala de curativos, consultórios médico e odontológico, sala de reuniões onde são ministradas as palestras aos hipertensos e diabéticos. Também foi criada a estrutura de acompanhamento familiar e instalada a farmácia básica, responsável pela dispensação dos medicamentos aos pacientes e coordenada por uma farmacêutica.


Assentos proporcionam mais conforto aos pacientes

 

Nova sede permite otimização do atendimento

Além dos atendimentos rotineiros como curativos e aerossol em pacientes com dificuldades respiratórias, a nova sede permitiu a junção de todos os serviços num só espaço e consequentemente a otimização do serviço que agora é feito de forma eficaz e em menor tempo.

Na nova sede, o paciente encontra disponível atendimento de médico, nutricionista, psicólogo e odontológo. Além destes serviços, ele conta ainda com o serviço de vacinação que é responsável pelo controle epidemiológico vacinando do recém-nascido ao idoso.

Dessa forma, a administração municipal mais uma vez investe com responsabilidade os recursos públicos gerando bem estar para a comunidade.

 


Paciente recebe atendimento médico em consultório adequado

 


Sala de reuniões e palestras

 


Unidade conta com consultório odontológico

 


Recepção com arquivo


Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior