Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

MEMÓRIAS

Seguindo no objetivo de resgatar um pouco mais das “Memórias do Esporte Goiatubense”, nesta edição contaremos a passagem de um goiatubense de família tradicional. Seu nome é Ubiraci Gonçalves Pereira e no futebol conhecido como “Ubiraci ou Bira”.

Sua carreira começou no Vasquinho, treinando pelo Geraldo “Padeiro”, quando tinha apenas 12 anos de idade. Após um tempo, transferiu-se para o Flamenguinho dirigido por João Aprígio, um dos treinadores mais dedicados do futebol juvenil.

Depois de um período no Júnior do Azulão do Sul, se transferiu para o Goiás E. Clube e lá permaneceu por 2 anos, isso 1979. Voltou a Goiatuba em 1983/1984 já integrando o Goiatuba E. Clube profissional e disputou a segundona daquele ano, onde ajudou a equipe a sagrar-se campeã da competição.

No ano seguinte foi contratado pelo Goianésia por 2 anos. Em 1986, uma boa equipe foi formada por Eulálio Roberto e Ubiraci se firmou como titular absoluto do time ao lado de Dirinho e Biro-Biro, com o Azulão fazendo uma super campanha naquele certame.

Um gol marcado diante do Atlético Goianiense no Divinão, o da vitória por 2 x 1 fez vibrar a torcida azulina e o goleiro atleticano Leonetti foi vaiado o tempo todo. Era o dia das Mães e o gol foi dedicado a elas. Ainda nesse meio termo disputou um campeonato pelo América de Morrinhos, voltou, integrou novamente o Azulão na super campanha de 1988 a 1991 e a partir daí encerrou a carreira deixando uma grande contribuição ao nosso querido Azulão do Sul.

Como filho da cidade, Ubiraci nunca foi reconhecido e ainda guarda mágoas de alguns dirigentes que o impediram de ir para o América (MG), que realizou um amistoso no Divinão e o viu jogar. Casado pela segunda vez, tem 4 filhos. É goiatubense, aqui vive e mora com a família.

Da esquerda para a direita em pé: Biro-Biro, Hudson, Wisner, Ubiraci, Augusto Júnior.
Agachados: Jabiraca, Pedrinho, Gilberto Ganda, Geada, Paulo Alves e Dirinho. 1985/86 

Farofa, Mauro, Ubiraci, Zê antonio e João Aprigio

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior