Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiânia -

Governo lança Cartão Rural

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agrodefesa, lançou nesta quarta-feira, dia 9, o Cartão Rural, primeira ação oficial do Inova Goiás, programa anunciado semana passada. Este Cartão permitirá aos produtores a emissão direta da Guia de Trânsito Animal (GTA) e do Documento de Arrecadação Estadual (Dare), entre outros, sem a intermediação do escritório da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O governador Marconi Perillo entregou os primeiros cartões a seis produtores rurais durante o Goiás Genética, evento realizado nesta quarta-feira no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.

A iniciativa beneficiará diretamente 126 mil proprietários rurais pecuaristas do Estado de Goiás. Antes do Cartão Rural, esses pecuaristas precisavam ir a um dos 236 escritórios da Agrodefesa para solicitar a emissão da GTA e de outros documentos. Para facilitar o acesso a esse serviço, a Agrodefesa ampliou o sistema existente, dando mais autonomia ao produtor que, além da emissão de documentos, poderá, a partir de agora, acompanhar diariamente da própria fazenda ou de qualquer computador – e a qualquer hora do dia ou da noite – a movimentação do seu rebanho.

O vice-governador e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, ressaltou que o objetivo é simplificar a vida do cidadão goiano. “Aquele que precisava se deslocar para diversas unidades da Agrodefesa, poderá pelo computador ou celular fazer as atividades, onde quer que esteja no Brasil ou no mundo”, diz.

Como se habilitar - Para obter o Cartão Rural, o produtor deve acessar o site da Agrodefesa e clicar no banner do Cartão Rural que será permanente. Ele terá que atualizar o seu cadastro junto à Agrodefesa, fornecendo nome completo, endereço com CEP, telefone e e-mail. Também deverá indicar em que escritório da Agrodefesa pretende receber o cartão. Após esse acesso e atualização de dados, o produtor aguardará 30 dias para retirar o cartão na agência indicada, onde assinará um termo de responsabilidade de uso do sistema on line da Agrodefesa e onde pegará uma senha de acesso.

Com o Cartão Rural, o produtor passa a ser considerado pelo Estado um emissor direto dos documentos relativos ao seu rebanho e sua propriedade. Além da GTA e do Dare, o pecuarista poderá, de sua propriedade ou de qualquer outro terminal com conectividade, consultar o extrato de movimentação de rebanho; a ficha da propriedade, que contém todos os saldos de rebanhos por espécie e as vacinações realizadas; e a declaração de vacinação.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior