Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiânia -

Governador empossa 521 gerentes pela meritocracia


Governador da posse aos aprovados no concurso da meritocracia realizado pelo Governo

Governador empossa 521 gerentes pela meritocracia

 

Os 521 servidores do Estado de Goiás selecionados no terceiro processo de meritocracia para cargos de gerência tomaram posse esta manhã, no auditório Lago Azul do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Agora, 100% dos cargos de gerência do Governo de Goiás estão ocupados por servidores selecionados por mérito, rompendo e eliminando da administração pública estadual, o processo de preenchimento de cargos gerenciais por indicação política. Nos outros dois processos de meritocracia realizados este ano, 236 servidores foram selecionados, totalizando o preenchimento dos 757 cargos de gerência.

O governador Marconi Perillo, na solenidade de posse dos novos gerentes, afirmou que este é um momento muito rico para o Governo e para Goiás. De acordo com ele, a seleção de gerentes por mérito, conduzido pela Secretaria de Gestão e Planejamento, é um processo ousado que vem romper paradigmas. "Quando um governante chega ao poder, é preciso que ele tenha consciência de que o poder passa e o Estado permanece. É preciso que ele tenha muita convicção de que tipo de legado quer deixar para o Estado e para as gerações. Só vale à pena assumir o comando, se se busca quebrar paradigmas. E eu tenho a convicção de que se investirmos no serviço público, nós vamos dar passos muito contundentes em relação ao futuro do nosso Estado. Estou convencido de que este processo de meritocracia é apenas o início de um processo maior, que será vitrine para o País."

Para o governador, os novos gerentes vão oxigenar a administração pública, dando força nova à prestação de serviço. "Estou confiante no empenho e no esforço de cada um de vocês. Quero dizer que, como governante, acredito que todos os gerentes darão uma injeção de ânimo para dinamizar o funcionamento da máquina estatal. Estamos dotando o Estado de uma administração pública pautada pela inovação, modernização, transparência, descentralização, ética, interiorização, respeito ao servidor e qualidade no atendimento ao público, privilegiando os resultados."

Marconi aproveitou o encontro com os servidores públicos para anunciar decisões sobre a data-base. "Este foi um ano muito difícil. Não foi possível cumprir a data-base. Mas, no ano que vem, em 2013 e em 2014, a data-base será rigorosamente cumprida. E a data-base que não foi data este ano será dividida e integralmente paga nos próximos anos do nosso Governo."

Para o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, que coordenou o processo de meritocracia, duas palavras podem representar esta iniciativa do Governo de Goiás: visão e perseverança. Visão de quem consegue entender a importância do planejamento e perseverança de quem acredita na modernização da administração pública. "Nós, servidores, não somos fim em nós mesmo. Nós somos meio para mudar a face do Estado de Goiás. O Governo de Goiás teve a compreensão de um Estado moderno, a compreensão de que nós precisamos, cada vez mais, melhorar o processo de trabalho na administração pública. O governador ousou, teve o atrevimento de romper com processo de indicação política para instalar o processo de mérito profissional no Estado. Este processo, único no País, corrobora para que a gente possa mostrar um serviço cada vez melhor."

A gerente de Comunicação Eletrônicas da Agecom, Janete Ferreira, que tomou posse esta manhã e representou os demais gerentes meritocráticos, enfatizou, durante discurso, que a ousadia do Governo vem trazer avanços para a administração pública. "O Governo implantou em Goiás a visão moderna e eficiente da administração pública. A meritocracia e a profissionalização estão fundamentadas nas novas teorias da gestão pública contemporânea e ampliam a eficiência do Estado e a credibilidade do serviço público perante a população, que é a quem se destina o nosso trabalho."

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior