Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Edeia -

Portadores de necessidades especiais recebem benefícios

Portadores de necessidades especiais recebem benefícios


Por: Vilma Pontes Lacerda
Na última segunda-feira (13), na sede da Assistência Social de Edéia, aconteceu a entrega à população, de  vários benefícios do programa “Reabilitar Itinerante”. Um programa federal que tem como gestor a Vila São Cotollengo (Trindade-Goiás) e que, em parceria com a prefeitura municipal, através da Secretaria de Assistência Social, tem beneficiado centenas de pessoas com necessidades especiais.

Os beneficiados desta etapa do programa foram cadastrados no inicio do ano, quando foram periciados para determinar a necessidade de cada um e nesta semana aconteceu, a entrega dos aparelhos que, com certeza, irão melhorar a qualidade de vida de cada um.

A quantidade de benefícios oferecidos à população superou todas as expectativas e  todos os inseridos no programa, sem exceção, receberam seus benefícios. Foram encaminhados pela Assistência Social:  200 processos; 198 atendimentos realizados e entregues 352 benefícios, sendo: 18 andadores; 29 bengalas Canadenses; 102 Cadeiras Higiênicas; 36 Cadeiras Paraplégicas; 10 Cadeiras Tetra; 122 Pares de Calçados especiais; 03 Muletas Axiliares; 05 Órteses; 24 Palmilhas e 03 Próteses, somando um total de 352 benefícios, com investimentos no valor de R$ 122.816,99.

No dia 27 de junho próximo, na Vila São Cotollengo, passarão pelo atendimento, pacientes com deficiência auditiva, os quais serão submetidos aos exames de audiometria, atendimentos psicológicos e fonoaudiólogos e diante da necessidade, receberão também, o respectivo aparelho auditivo.

A iniciativa de aderir a este programa partiu da Primeira Dama, Zélia Faria de Freitas e suas assessoras Eliene Buri Andrade e Carla Faria de Freitas, nas gestões anteriores de Elson Tavares, que diante dos bons resultados, resolveram dar continuidade ao mesmo, na gestão atual.

Segundo o Pref. Elson Tavares, esta ação representa a preocupação dos Governos Federal e Municipal para com a cidadania e com certeza, facilitará e muito, o acesso das pessoas com deficiências aos serviços de órtese e prótese. “Em meu governo, estou e estarei sempre atento a tudo e com certeza, estou ciente de que tudo tem sua hora para acontecer. Há hora para festa de carnaval, pecuária, festas cívicas, enfim, festas de toda natureza e agora, chegou a hora de promovermos condições de vida digna aos cidadãos com necessidades especiais do nosso município e faço questão que esta hora não seja apenas este momento, mas, sim, que possamos desenvolver programas como este, ao longo de toda nossa gestão, dada a importância inquestionável às ações desta natureza. Isso é uma questão de respeito aos direitos do cidadão e de honra para o meu governo”, enfatizou.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior