Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Política -

"Sou conhecedor das cobranças que a população aponta"


Fernando Vasconcelos

"Sou conhecedor das cobranças que a população aponta"


Fernando Vasconcelos, 42, filiado no PMDB desde 1992 e pré-candidato a prefeito pelo partido, é o entrevistado desta edição. O técnico em contabilidade é pai dos Matheus (20anos), Arthur (18anos) e Pedro (10anos) e casado com Andréia de Moraes Sousa. Fernando se elegeu vereador nas eleições de 1996, 2000, 2004 e 2008 e está em seu quarto mandato. Confira os principais trechos da entrevista.

G.I: O que está motivando você a disputar a próxima eleição à prefeito?

Fernando: Principalmente o apoio recebido de minha família e dos meus amigos. Admito também que, decorridos quatro mandatos consecutivos de Vereador, me considero preparado para tal encargo, aliado a vontade de realizar uma administração com maneira própria baseada em ouvir as pessoas, priorizando o bem comum e a igualdade.

G.I: Você já teve outras oportunidades de se candidatar a prefeito e optou por permanecer como vereador, por quê?

Fernando: Não tive outras oportunidades, diga-se de passagem, que cada partido pode lançar apenas um candidato a prefeito, houve sim apenas a cogitação popular de tal possibilidade, meu nome apareceu nas pesquisas de 2008. Foi até bom todo este tempo para que eu pudesse me preparar, adquirindo experiência com muita consciência da responsabilidade que é ser um Prefeito.

G.I: O seu histórico político ajuda ou o desgaste natural pode prejudicar numa disputa?

Fernando: Sem dúvidas tenho um histórico político capaz de me credenciar para disputar a próxima eleição para Prefeito, respeitando, claro, a avaliação do povo, que a estes caberão se pronunciar com a decisão final. Não considero ter desgaste, pois nunca exerci o cargo de Prefeito.

G.I: Você se elegeu vereador nas últimas 4 eleições e com votações expressivas, neste período, destacaria algum projeto que indicou ou aprovou de relevância para o município?

Fernando: Sim. A Implantação da Agência do INSS em nossa cidade. Goiatuba foi até 2005 a única cidade do Estado de Goiás, com mais de 20.000 habitantes que não dispunha de um Posto de Atendimento da Previdência Social. A partir do dia 19.12.2005 inauguramos o PrevCidade e em 29 de Março de 2010 foi inaugurada a Agência do INSS em Goiatuba. Veja um pequeno trecho da entrevista do Prefeito na época... “O prefeito Marcelo Coelho revelou que quando o vereador Fernando Vasconcelos o procurou para que encontrassem uma solução para os problemas dos aposentados e pensionistas que durante anos precisavam ir até Itumbiara, não teve duvida, chamei o Fernando e fomos até o deputado Leandro Vilela para reivindicar um Posto do INSS, na época, fomos até o competente gerente executivo José Aparecido e em 2005 criamos o PREVCidade e continuamos lutando para a criação da agência, o que acabou se tornando realidade. (www.goiasinterior.com.br).

G.I: Você faz parte da base de apoio do atual governo municipal, que atualmente não vive um bom momento, como administrará essa relação?

Fernando: Administrarei como uma lição que recebo, para que, em caso de vir a ocupar um cargo tão importante e honrado, não incorra em atos contrários a vontade popular, até porque como cidadão, sou conhecedor das cobranças que a população aponta.

G.I: Para muitos, o candidato da preferência do prefeito Marcelo Coelho era outro, o que fez ele mudar de ideia? E como é seu relacionamento com ele?

Fernando: Muito importante Pergunta! A minha condição de pré-candidato a prefeito pelo PMDB decorre da vontade popular apontada nas pesquisas de opinião pública e não somente do Marcelo, até porque você mesmo afirmou que se prevalecesse a opinião dele o candidato seria outro, daí um ponto importante a ser destacado: Ele não está impondo escolha, apenas acatando os resultados das pesquisas, que é a vontade do povo. Quanto ao relacionamento, afirmo ser profissional, respeitoso e da boa vizinhança.

G.I: Na condição de pré-candidato, como tem visto a aceitação interna e externa ao seu projeto?

Fernando: Ótima, em ambas as situações, o que me fortalece e me impulsiona cada vez mais a realizar importante projeto perante a comunidade.

G.I: Como tem observado a movimentação dos grupos tidos como oposicionistas?

Fernando: Com muito respeito, consciente que enfrentarei uma fortaleza.

G.I: Algumas lideranças que formam a base do atual Governo tem participado de reuniões da oposição, O PMDB já contabiliza essas perdas?

Fernando: Será que são perdas? Vejo muita conveniência em alguns casos.

G.I: Qual seu projeto, caso consolide sua pré-candidatura e vença as eleições?

Fernando: Administrar com responsabilidade, desprendimento, humildade e simplicidade, aplicando principalmente a transparência em todos os meus atos; Proceder a recuperação de receitas perdidas nos últimos anos, para aí, sim com recursos em caixa, fazer os investimentos que Goiatuba necessita. Sempre respeitando e valorizando o ser humano.

G.I: Como deve ser Goiatuba no ponto de vista administrativo do seu virtual governo?

Fernando: Goiatuba deve ser a Prioridade para mim e por toda a administração, entre outras ações, melhorar as condições de infraestrutura se tornando de verdade uma Cidade Convidativa para receber novos investimentos fazendo valer o potencial sócio-econômico que representa no Estado de Goiás.

G.I: A Saúde e Educação são consideradas a saída para o desenvolvimento socioeconômico para Goiatuba, qual sua visão destes setores?

Fernando: São setores vitais que já a torna uma cidade referência em todo o Estado. Aí podemos destacar a Fesg/Fafich e o Hospital Municipal de Goiatuba, dois ícones referenciais que temos. A valorização dos servidores públicos de uma maneira geral será uma motivação para fortalecer ainda mais estas áreas e também as outras que integram o serviço público em nossa cidade, cumprindo importante papel na sociedade.

G.I: Considerações finais...

Fernando: O lançamento pela CNBB da Campanha da Fraternidade de 2012 com o Tema “Fraternidade e Saúde Pública” nos faz refletir sobre um tema aqui já abordado por nós, na última pergunta, mas que será, sem dúvida, um importante alerta para nós no sentido que por mais que consideremos estar bem, nunca deveremos nos dar por satisfeito ou por completo, pelo contrário, é motivo de procurar melhorar ainda mais, ampliando sempre que possível não só o atendimento mas também a qualidade do atendimento de nossa saúde pública, tornando digna a vida de milhares de pessoas menos favorecidas que muitas vezes sofrem por falta até de conhecimento dos atendimentos disponíveis pelo SUS em nossa cidade.

Edições Anteriores
Goiás Interior TV