Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Política -

Goiás Interior é homenageado pela Assembléia


Diretor Adeídes R. Pereira recebe a Medalha Pedro Ludovico Teixeira das mãos do Dep. Hélio de Sousa

 

Goiás Interior é homenageado pela Assembléia

 

 

Mesmo sendo o mais novo jornal criado no interior do Estado, o Goiás Interior já entrou para a história. É que na noite da última segunda-feira, 4, o seu diretor fundador Adeídes Rodrigues Pereira, recebeu a Comenda Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria da Assembléia Legislativa de Goiás.


O periódico, que completará 2 anos em maio, já se tornou um dos mais importantes e influentes veículos de comunicação da Região Sul, onde já circula em  8 cidades e chegará a 12 ainda este semestre. A previsão é que toda região seja contemplada com a circulação do veículo ainda este ano.


A homenagem recebida pelo jornal e seu diretor foi oferecida pelo deputado estadual Álvaro Guimarães (PR) representante da Região Sul no parlamento goiano. Além de Adeídes, Erivaldo Maximino, do jornal Folha de Notícias, também foi homenageado através da indicação do parlamentar.


Coincidentemente, o diretor fundador do jornal Goiás Interior foi um dos principais profissionais que atuaram na fundação do jornal itumbiarense, 21 anos atrás. Atualmente, os dois veículos são os principais veículos impressos e gozam de grande credibilidade na região.


Adeídes recebeu a medalha das mãos do deputado Hélio de Sousa (DEM), substituindo o deputado Álvaro Guimarães que precisou cumprir compromissos assumidos antes do agendamento da Sessão Solene em homenagem aos jornalistas, que teve seu dia comemorado ontem (7).


Segundo o fundador do Goiás Interior “esta homenagem coroa o esforço dos idealizadores do projeto e de uma equipe que mesmo pequena é de alta qualidade e compromissada com a qualidade da informação editada e levada aos leitores de toda região”.


Para Adeídes, “a democracia passa pelos veículos de comunicação e a ética e o respeito são os principais pilares dos veículos que se prezam e que pretendem contribuir com o desenvolvimento sociocultural de seu povo”.


O diretor ressaltou que o prêmio (a Comenda Pedro Ludovico Teixeira) não é fruto apenas do seu trabalho, “esse prêmio precisa ser devidamente divido com os integrantes da nossa equipe, com anunciantes e leitores, somos parte de um projeto que já está sendo reconhecido e aumenta nossa responsabilidade, mas indica que estamos no caminho certo”.


Autor da propositura, Fábio Sousa destacou em seu discurso a importância desses profissionais. “O nosso País vive uma democracia ainda jovem, apesar de sua pujança. Em um passado recente, tivemos que lutar para ter o direito de informar, de se comunicar. E foi através de grandes guerreiros da informação que hoje conquistamos o direito de discordar. A estes heróis devemos sempre nos curvar” ressaltou.


Discursando em nome dos homenageados, a jornalista Maria Flora Ribeiro Costa Medeiros defendeu a autonomia da imprensa diante do poder. “Nosso papel é de esclarecimento da realidade, com objetividade, sempre levando em conta que é um construtor de condições mais humanas de vida”, declarou. Sobre a responsabilidade dos profissionais que atuam na área, Maria Flora concluiu seu discurso deixando um questionamento: “Será que o jornalismo que fazemos contribui para uma sociedade mais justa?”


O Dia Nacional do Jornalista é celebrado oficialmente em 7 de abril. A data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa – ABI em homenagem ao médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, assassinado por inimigos políticos em 22 de novembro de 1830. Sua morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, a data foi instituída para lembrar a atuação destes importantes profissionais.

 


Adeídes e sua esposa Lúcia e Cecília assessora do Dep. Álvaro

 


Adeídes e Erivaldo com suas esposas



Jornalistas homenageados pela Assembleia Legislativa

Edições Anteriores
Goiás Interior TV