Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Política -

DadosFolha aponta vitória de Fernando Vasconcelos

DadosFolha aponta vitória de Fernando Vasconcelos


O Instituto de Pesquisa DadosFolha, de propriedade do Jornal Folha de Notícias (Itumbiara), divulgou esta semana mais uma pesquisa eleitoral com a intenção de voto dos goiatubenses. No levantamento feito pelo DadosFolha, mostra um crescimento do candidato Fernando Vasconcelos (PMDB) em relação à primeira rodada, ampliando sua frente em relação à Márcia Cândido, que apresentou uma pequena queda diante da primeira rodada. O resultado desta semana aponta que Fernando ampliou sua liderança com 47,3% na estimulada contra 31% de Márcia e 10% de Noró (PSC). Comparando os dois levantamentos, Fernando oscilou positivamente um ponto percentual, passando de 46,6% em 13 e 14 de agosto para 47,3% em 23 de agosto, data de realização da segunda rodada. A frente sobre a segunda colocada, Márcia Cândido aumentou de 14,6 pontos para 16,3 pontos percentuais. A margem de erro do levantamento é de cinco pontos para mais ou para menos. Segundo o DadosFolha, Márcia Cândido tinha 32% na primeira rodada e caiu um ponto percentual, aparecendo com 31%. O candidato Noró (PSC) oscilou de 8% para 10%. Na comparação com o primeiro levantamento, ele subiu dois pontos, registrando o maior crescimento na rodada, porém insuficiente para alterar sua posição na corrida eleitoral, permanecendo em terceiro lugar na disputa.

Coligações - Fernando é candidato pela coligação Por Amor e Respeito à Goiatuba, formada por PMDB, PT, PSB, DEM e PRB. Seu candidato a vice-prefeito é o empresário Elioenay Freitas Magalhães (DEM), suplente de vereador na última eleição.
Márcia Cândido disputa a eleição com apoio do PSDB, PP, PTB, PSC e PCdoB, pela coligação A Força do Povo. O ex-vereador Venilton Rezende (PTB) é seu candidato a vice-prefeito. Márcia é esposa do ex-prefeito Reinaldo Cândido (PSDB) que foi cassado pela justiça eleitoral, motivo pelo qual estão sendo realizadas novas eleições. Indecisos 6,3% e Brancos e Nulos 5,3%.
Márcia é a mais rejeitada pelo eleitor goiatubense

Conforme o levantamento do DadosFolha, a candidata do PSDB à Prefeitura de Goiatuba, Márcia Cândido, tem a maior rejeição entre os eleitores do município. A pesquisa mostra que 30,3% dos eleitores não votariam nela de jeito nenhum para administrar a cidade. Em relação à rodada anterior, sua rejeição saltou de 19,3% para 30,3%, crescimento de 11 pontos. O período coincide com aprofundamento das investigações da CPI na Câmara Municipal que apura possíveis irregularidades na gestão de Reinaldo Cândido na Prefeitura e também de Márcia na área social.

O prefeito interino Noró (PSC) é o segundo mais rejeitado, com 21%, mesmo percentual anotado na pesquisa anterior. E Fernando Vasconcelos aparece com rejeição de 16%, crescimento de 2,4% em relação ao levantamento anterior, onde aparecia com 13,6%. Não rejeita nenhum dos candidatos 19,6% dos eleitores e 13% não souberam ou não quiseram responder.
28,6% de brancos e nulos na espontânea

Na pesquisa espontânea, a posição dos três candidatos permanece inalterada na disputa, mas o que chama atenção é o aumento do número de eleitores indecisos ou dispostos a anular ou votar em branco no pleito do próximo domingo, dia 1º de setembro. Estão indecisos 20,3% do eleitorado, enquanto 8,3% manifestaram intenção de anular ou votar em branco, o que dá 28,6% na soma dos dois quesitos.
Em relação aos candidatos, Fernando Vasconcelos (PMDB) permanece na dianteira com 39,6% (na rodada anterior era 40,6%). Márcia Cândido (PSDB) segue em segundo com 24% (tinha 26% na rodada anterior) e Noró aparece com 7,6% (tinha 5,6% no levantamento anterior).

METODOLOGIA - A pesquisa foi realizada pelo Instituto DADOSFOLHA no dia 23 de agosto de 2013, sendo entrevistados 300 eleitores na área urbana de Goiatuba. Foi contratada por Lopes Comunicações e Representações Ltda, Jornal FOLHA DE NOTICIAS e registrada no TSE/TRE no dia 21/08/2013, sob número GO 00769 – Eleições Suplementares. A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi feita nos bairros Recreio dos Bandeirantes, Imperial, Centro, João Vicente, Garcia, Serra Dourada, Santa Paula, Dergo, Village, Jardim Iguaçu, São Francisco, Vila Esperança, Novo Horizonte, Primavera, Maranata, Bananeiras, Vila Esplanada, Buriti Park, Bouganvile, Casego, Oeste, Alto da Serra, Vila Betânia e Carola. Pesquisa registrada no TRE – GO-00769 ELEIÇÕES SUPLEMENTARES.


Edições Anteriores
Goiás Interior TV