Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Noticias do Campo -

Logística é um dos principais desafios para a produção brasileira

Logística é um dos principais desafios para a produção brasileira


Resultados finais do Rally da Safra 2013 apresenta a logística – para exportação de grãos e importação de fertilizantes – como um dos principais desafios para os próximos dez anos no Brasil. Segundo a Agroconsult, organizadora da expedição, entre a safra 2002/03 e a 2012/13, o custo com o transporte da soja produzida em Mato Grosso até o porto subiu 201%, passando de 43 dólares por tonelada para 130 dólares por tonelada.
Segundo a avaliação dos técnicos da expedição técnica, soma-se à lista de desafios: lidar com as consequências da biotecnologia; a concentração e consolidação dos produtores; cooperativas da nova geração; seguro agrícola e mecanismos de proteção de renda; apagão de mão de obra e sustentabilidade – com destaque para a implantação do Código Florestal, conversão de pasto em lavoura e integração lavoura-pecuária-floresta.
Levantamento realizado pela Agroconsult a partir de dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Programa de Aceleração do Cresicmento (PAC), Vale, ALL Operações Ferroviárias e Ministério dos Transportes, cita a ampliação da ferrovia Norte-Sul até Estrela d’Oeste (SP) entre os principais projetos logísticos dos próximos cinco anos.
No mesmo prazo, são destacados os projetos de pavimentação da BR-163 entre Guarantã do Norte/MT e Santarém/PA; a construção e pavimentação da BR-080, entre a BR-158, em Ribeirão Cascalheira/MT, e Uruaçu/GO; a pavimentação da BR-158 entre Villa Rica/MT e Alô Brasil/MT; porto fluvial de Marabá/PA e porto de Vila do Conde/PA, além do porto Fluvial de Miritituba/PA e porto de Santana/AP.
Sobre o Rally – A décima edição do Rally da Safra teve por objetivo avaliar as condições da safra 2012/13 de soja e milho no Brasil. A expedição formada por sete equipes, percorreu 60 mil quilômetros, com visitas a 12 estados que representam 99% da área com soja e 80% da área com milho no País. Foram alvos de amostras 900 lavouras.


Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior