Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Noticias do Campo -

Boletim Rural N° 3

Torne mais rentável sua propriedade rural

Uma propriedade rural para ser viável depende da venda do que nela é produzido, sendo que cada item tem seu custo, ao qual deve ser acrescido um valor que vem a ser o lucro do produtor. O objetivo a se atingir é superar o ponto de equilíbrio e tornar a propriedade rentável

Não se deve ficar restrito a um só produto de comercialização, mas sim optar por vários, o que diminui o risco de prejuízos tão comuns quando se vive da terra e se depende do clima. A diversificação é muito importante, pois a cada novo produto oferecido e comercializado se está, também, agregando valor à propriedade.

Um aspecto a analisar, por exemplo, é verificar o que é mais rentável: comercializar frutas e verduras in natura ou processa-las.  Quando processamos frutas, transformando-as em geleias, compotas, doces, conservas, sucos, etc. é certo que estaremos acrescendo o custo de processamento, o que significa que agregamos valor ao produto aumentando as possibilidades de termos lucro.

Algumas vantagens de se agregar valor:

* Um produto in natura é perecível e quando processado terá uma validade maior, podendo ser comercializado por mais tempo e terá um preço diferenciado.

* Há um melhor aproveitamento de frutas que visualmente seriam rejeitadas para venda in natura, porém estão em perfeitas condições de serem utilizadas.

* Durante a safra, quando o preço do item in natura pode cair ao ponto de não valer a pena colher, o processamento é uma alternativa que transforma prejuízo em lucro.

* Podemos também usar a criatividade e oferecer produtos diferenciados, inovando receitas e usando embalagens atraentes.

Tudo isto só é válido se tivermos compradores e veremos, no próximo boletim, alternativas de comercialização.

Para maiores informações entre em contato comigo Cristina Haberl.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior