Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Noticias do Campo -

A evolução genética no Brasil


Novilhos apresentados aos convidados

A evolução genética no Brasil

 

Fechando a programação temática do primeiro Dia de Campo da AgroPontieri, o veterinário Leonardo Souza, diretor do Programa Qualitas, um dos responsáveis pelo programa de melhoramento genético na Fazenda Rancho Alegre, apresentou aos convidados um grande trabalho sobre a evolução genética no País, ao longo das últimas décadas.

Leonardo ressaltou que o trabalho desenvolvido por pesquisadores, empresas e produtores rurais e de outros setores responsáveis por produzir alimentos ao longo desse período promoveu uma verdadeira revolução no setor, permitindo que atualmente o país se choque entre os mais eficazes do mundo, quando o assunto é produção de alimento.

O especialista citou como exemplo de evolução genética o frango, que em 1957 alcançava menos de 600g em 42 dias e que em 2001, já era possível essa ave alcançar quase 3 quilos com o mesmo tempo de vida. Outro exemplo citado por Leonardo é o nelore que tem alcançado cerca de 20 arrobas em apenas 20 meses de vida criado a pasto, peso impensável se não fosse o melhoramento genético.

Como prova, o especialista apresentou dados da Fazenda Rancho Alegre que faz parte do Programa Qualitas, sistema que reúne os melhores animais da raça no país, inclusive a AgroPontieri tem o Touro Graco, como fornecedor de sêmem para o programa.

 


José Carlos Pontieri e Dr. Leonardo (Qualitas)

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior