Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Regional -

Projeto de rio-verdense é bicampeão do Prêmio Finep de Inovação

Projeto de rio-verdense é bicampeão do Prêmio Finep de Inovação 

Consultar os serviços oferecidos pelo Detran ficou mais fácil em todo o país. Sem enfrentar filas, trânsito ou atendimento telefônico, o usuário a partir de uma mensagem via celular (SMS) consegue informações sobre sua CNH e de veículos, em menos de cinco segundos. Por trás de toda essa tecnologia está o rio-verdense Valdemar Mendonça, diretor de P,DI&C - pesquisa, desenvolvimento, inovação e comunicação da Fidelity Mobile, empresa bicampeã do Prêmio Finep de Inovação 2013, a maior premiação de inovação do Brasil. Esta é a segunda vez que a empresa vence o Oscar da Inovação brasileiro.

Com a Fidelity Mobile, a região Centro-Oeste foi novamente representada na premiação que ocorreu, dia 13 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O sistema de consulta também permite que a população obtenha dados como: IPVA, licenciamento, restrições de roubo e furto, data de transferência, pontuação, multas e pagamentos. As informações são enviadas ao celular. Segundo Valdemar Mendonça, com o software mobile desenvolvido pela Fidelity, “o acesso aos serviços públicos oferecidos pelo Detran estão sendo aos poucos levados aos cidadãos com maior comodidade e agilidade, obedecendo a velocidade da vida da sociedade contemporânea”.

O diretor ainda ressalta que a região Centro-Oeste precisa de mídia positiva no que tange a tecnologia, ciência, inovação e comunicação. “A Fidelity Mobile tem todas as condições técnicas e tecnológicas para elevar a região à Vanguarda da Tecnologia Mobile do Brasil e do Mundo”, considerou. A importância da conquista da empresa já chegou às autoridades mato-grossenses. Para o secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Rafael Bastos, “é fundamental que empresas invistam em inovação e contribuam, assim como a Fidelity Mobile vem contribuindo, para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso”.

A Fidelity Mobile conseguiu por duas vezes recursos do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe), sendo o primeiro de apenas R$ 80 mil para desenvolvimento do projeto. Foi também a única empresa a devolver 1% dos royalties à Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). “A Fundação está muito contente com a premiação e isso prova que o investimento dos governos do Estado e Federal foi de grande valia. A Fidelity ainda foi a única a devolver os royalties para a Fapemat, acredito que talvez seja a única da região Centro-Oeste”, destacou o diretor-presidente da entidade, Flávio Teles Carvalho da Silva.

Repercussão mundial 

Em 2010, a empresa foi eleita pela World Summit Award (WSA) - maior prêmio de mobilidade do mundo, realizado em Dubai, em parceria com as Nações Unidas (ONU) –, como o melhor case brasileiro na categoria m - Government & Participation, com o serviço de mobilidade, interatividade e conectividade, Fidelity Consulting LA 49116, destinado às consultas aos dados de veículo e carteira de habilitação dos usuários do Detran.

A primeira conquista da empresa mato-grossense no prêmio Finep de Inovação foi em 2010, quando venceu em duas categorias: primeiro lugar Pequena Empresa e em segundo lugar Gestão da Inovação (região Centro-Oeste). “Com o bicampeonato, a Fidelity Mobile contribui para mostrar ao Brasil e ao mundo a diversidade cultural e o potencial técnico e tecnológico mobile da terra do cerrado”, observou Valdemar Mendonça.

A inovação, premiada, atinge diretamente o mercado de telecomunicações móveis, já que de acordo com a Anatel, o Brasil soma 268.4 milhões de celulares ativos. Os dados foram divulgados em agosto deste ano.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior