Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Regional -

Nova massa de ar frio pode chegar em agosto a Goiás, prevê Inmet


Nova massa de ar frio pode chegar em agosto a Goiás, prevê Inmet


As baixas temperaturas registradas esta semana em algumas regiões de Goiás devem começar a subir na sexta-feira (26). Mas os goianos podem ter de voltar a tirar os casacos do armário no próximo mês. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já começa analisar a possibilidade de que a temperatura volte a cair no início de agosto com a chegada de uma nova massa de ar frio. 

De acordo com o meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho, ainda não há previsão da intensidade dessa nova massa, mas acredita-se que não será tão forte como a que foi vista nesta semana. Ele explica que o fim dos efeitos da primeira massa deve acontecer no domingo (28). “Essas massas de ar frio vêm em um intervalo de seis a oito dias. Então, a próxima pode chegar nos primeiros dias de agosto”, afirma. 

O meteorologista explica que a massa é uma bolha de ar que vem do polo em direção ao continente. Nas bordas dessa massa forma-se uma linha de nuvem, que é o que se chama de frente fria. O contato dessa frente com o ar quente do continente pode causar chuvas. 

Isso explica a precipitação vista em Porangatu, no norte de Goiás, quarta-feira (24). Um temporal de meia hora alagou ruas no Centro e surpreendeu os moradores que conviviam com a seca há quase um mês. “Essas chuvas, estatisticamente, não são tão comuns, mas podem acontecer”, diz. Porém, essas precipitações devem ficar cada vez mais raras até setembro, quando ocorre uma nova transição e a umidade do ar volta a subir.

Previsão

Goiânia amanheceu nesta quinta-feira (25) tomada por neblina. A mínima deve ficar em 10°C e a máxima em 26°C. A umidade do ar varia entre 40% e 90%. Em Rio Verde, no sudoeste do estado, que registrou a temperatura mais baixa do ano em Goiás na quarta-feira, a máxima não passa de 22°C. 


Em Caldas Novas, o tempo fica nublado com mínima de 4°C e máxima de 20°C. Na região leste o tempo também fica fechado, com variação de 10°C a 26°C em Cristalina. Em Minaçu, no norte, o frio é mais ameno e fica entre 14°C e 33°C.

Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/07/nova-massa-de-ar-frio-pode-chegar-em-agosto-goias-preve-inmet.html

Chuva surpreende moradores de Porangatu, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior