Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Regional -

Municípios vão criar consórcio do lixo


Prefeitos e técnicos governamentais e da iniciativa privada durante encontro

Municípios vão criar consórcio do lixo

 

Os municípios que integram a Associação Sulgoiana dos Municípios (ASGM) trabalham no sentido de criar um consórcio para gerir uma série de problemas ligados ao saneamento básico, especialmente os resíduos sólidos, problema este que está tirando o sono e criando problemas para mais de 150 prefeitos goianos, face à Lei 12.305, de 2010.

Com a aprovação da Lei os municípios ficaram obrigados a criarem políticas para gerenciamento dos resíduos sólidos. Em sua aprovação, ficou determinado prazo para que estes projetos ficassem prontos até 2012. Todavia, uma série de dificuldades e desconhecimentos obrigou a prorrogação deste prazo até 2014.

Mais de 10 municípios integrantes da ASGM enviaram representantes para encontro em Goiatuba, no último dia 11, que sediou mais uma reunião no sentido de criar o consórcio intermunicipal para gerir este problema gigantesco.

Durante o encontro, os prefeitos e seus representantes receberam uma série de informações com o objetivo de orientá-los para a formação do consórcio e a importância de atuarem conjuntamente.

No final, após bons embates e debates com integrantes do Governo Estadual, membro do TCU e empresa especializada no processamento de lixo, os prefeitos definiram marcar um novo encontro para a próxima segunda-feira, 16, no auditório do SEBRAE, em Goiatuba, para consolidar a formação do consórcio.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior