Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Regional -

Municípios protocolam documentação para início de consórcio

Na manhã desta sexta-feira (18), 18 municípios da região sul goiana protocolaram documentação para o início do Consórcio Municipal 3 Rios (CM3R) no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Na ocasião, os prefeitos de Porteirão, José Cunha, de Edealina, João Batista Rodrigues, e de Mairipotaba, Ademir Antônio de Sousa, se encontraram com o presidente do tribunal, Honor Cruvinel, para dar legitimidade ao consórcio em relação ao TCM e demais instituições.

Segundo José Cunha, que também é presidente do consórcio, a iniciativa visa assegurar e atender os municípios sobre as demandas referentes aos resíduos sólidos, tais como a busca por recursos e aquisição de áreas. Além disso, o prefeito de Porteirão garante a que também dará atenção para o processo de conscientização ambiental nos municípios integrantes do consórcio. “Nosso objetivo é atender a legislação e as demandas para, principalmente, atender a sociedade. Para isso, pretendemos contar com parcerias do Governo Estadual e Federal”, explicou.

Cunha também pontou a importância das entidades municipalistas para auxiliar os municípios em relação aos consórcios. “Tanto a FGM quanto a AGM – Associação Goiana de Municípios – são entidades representantes dos governos locais e que sabem a realidade de cada prefeitura. É importante unir forças e colocar os consórcios em atividade”, pontuou.

Para Honor Cruvinel, a iniciativa do Consórcio Municipal 3 Rios é um importante passo para os municípios da região Sul Goiana, uma vez que possibilita a participação coletiva para resolver uma grande demanda. “Chegamos em um momento que é necessária a união entre os gestores municipais para solucionar os principais problemas da sociedade”, comentou. De acordo com o presidente do TCM, a documentação protocolada pelo consórcio será analisada pelo tribunal e frisou que uma das principais responsabilidades do CM3R é prestar contas aos municípios.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior