Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Regional -

Corpo de Bombeiros Militar lança Operação Férias Turista Seguro 2018

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lançou nesta sexta-feira, dia 29, a 44ª Operação Férias Turista Seguro. O objetivo principal da ação é evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, durante o mês de julho. No lançamento, foram apresentados os novos materiais e equipamentos utilizados na operação, o material educativo, além do reforço do embarque dos militares que partem para rios e balneários do Estado. “Proteger a Vida Valorizando o Lazer Responsável” é o lema da operação deste ano que será comandada pelo Tenente Coronel Washington Luiz Vaz Júnior.

O foco principal será novamente o uso do colete salva-vidas. Ele é o principal equipamento de segurança aquática e evita a morte por afogamento. Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes. O trabalho educativo também será realizado para sensibilizar a população da importância de pequenos cuidados como forma de evitar grandes tragédias. Há mais de quatro décadas, o CBMGO faz anualmente a proteção dos turistas durante as férias do mês de julho. São mais de 200 quilômetros de proteção ao longo do Araguaia e seus afluentes.

Serão realizados trabalhos preventivos e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders e a presença e atuação ostensiva de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio, além de aporte de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais. Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estarão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luís Alves.

Os bombeiros empenhados na operação compõem grupo seleto de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos. Eles receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações, entre outros.

Edições Anteriores
Goiás Interior TV