Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Educação -

Esalq/USP promove curso para otimizar exploração sustentável do solo em Catalão/GO

Sustentabilidade da produção agrícola é um dos objetivos do Curso de Especialização em Manejo do Solo e Nutrição de Plantas da Esalq/USP em Catalão/GO

A cada ano fica mais evidente o papel decisivo que o Brasil tem ocupado como produtor mundial de alimentos. Os avanços em tecnologia e modernização das atividades para o desenvolvimento da agricultura, tanto aqui quanto em outras partes do mundo, têm sido cada vez mais intensificados, visando não só o aumento da produtividade no campo como também um retorno sustentável e maiores benefícios para os produtores.

Nesse sentido, os cuidados com os recursos naturais são fundamentais para garantir que a produção seja rentável e contínua, com ganhos para toda a cadeia produtiva. Diante desse cenário, o Programa SolloAgro de Educação Continuada em Agricultura Sustentável, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), promoverá, na cidade de Catalão (GO), com início em 15/03/2019, o Curso de Especialização em Manejo do Solo e Nutrição de Plantas.

“O manejo do solo é o caminho para obtenção de sucesso nas atividades agrícolas. O conhecimento geral sobre o manejo do solo, com o objetivo de otimizar plenamente a exploração do solo, oferecendo a compreensão do seu funcionamento e de suas reações sob diferentes condições, permitirá atingir ganhos de produtividade, mas sem esquecer de manter a qualidade do sistema e a preservação do solo”, avalia o professor do Curso de Especialização em Manejo do Solo -  ESALQ/USP e Coordenador Científico do Nutrientes Para a Vida (NPV), Valter Casarin.

Segundo ele, o conhecimento aprofundado sobre o solo é o que irá sustentar a produção agrícola, permitindo o entendimento da base para o correto manejo do solo, visando uma agricultura eficaz e durável. “Este é o caminho para que os conjuntos de medidas tomadas no manejo das culturas possam se reverter em aumento de produtividade das culturas. Um bom planejamento e a aplicação cuidadosa de técnicas agronômicas garantem o alto rendimento das safras e reduzem o impacto negativo da cultura sobre o meio ambiente”, acrescenta.

Outros pontos destacados pelo professor Casarin, e que precisam ser observados durante a gestão das atividades no campo, são os vários fatores que afetam a perspectiva de produção agrícola. “O clima é um dos principais fatores para o sucesso da próxima safra. Há também a preocupação com a logística, principalmente pelo valor mais caro do frete, e o preço de defensivos e fertilizantes, que podem afetar o lucro final do produtor”, observa.

Segundo ele, durante o curso, profissionais do campo poderão aperfeiçoar seus conhecimentos e aumentar sua competitividade no mercado nas áreas de manejo do solo, nutrição e adubação de plantas. “O manejo adequado das práticas agrícolas e o uso dos insumos agrícolas, observando devidamente os critérios técnicos, é o caminho para alcançar a sustentabilidade do setor e as altas produtividades”, arremata Casarin.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior