Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Artigo -

Sinergia

Sinergia


Para que possamos entender melhor o que vem a ser sinergia, vamos tomar por base a vida das formigas, as quais vivem em uma sociedade invejável.

1 - formigas constroem cidades:

Formigueiros são estruturas com projetos incríveis de sistema de ventilação complexos que removem o dióxido de carbono e levam o mais puro oxigênio para seu interior, também possui centenas de quilômetros de coletores que drenam os resíduos das formigas em câmaras especiais como se fosse uma bem planejada reciclagem de lixo. Formigas ainda podem contar com um sistema de transporte incrivelmente complexos, inclusive auto-estradas onde a velocidade de transito é maior, como nossas rodovias. É difícil imaginar essa maravilha da engenharia na qual a maior parte está sob o solo.

2 - formigas são agricultoras:

Assim como os seres humanos, as formigas cultivam plantações, é um absurdo, não é?  Mas é verdade!  Algumas espécies de formigas coletam folhas e levam para câmaras especialmente construídas dentro do formigueiro onde são cultivados fungos que servem de alimento. Mas não é só colocar a folha no cantinho que o fungo cresce. O crescimento do fungo requer planejamento e dedicação; uma câmara adequada deve ser construída, as folhas são rigorosamente selecionadas, os resíduos devem ser removidos para não contaminar os fungos que crescerem, e formigas operárias ainda semeiam as folhas com os esporos (forma de resistência das bactérias) do fungo. As formigas precisam recolher os esporos e trazê-los para as folhas.

3 - formigas são pecuaristas:

Algumas espécies são capazes de domesticar pulgões e agem como verdadeiras pastoras protegendo-os dos predadores, mas se fartando do fluído adocicado que os pulgões produzem. É como os seres humanos fazem cuidando das vacas para usar o leite como alimento. Para coletar o fluído dos pulgões, as formigas apertam seus abdomens de onde sai parte do suco da planta digerida que vai direto para a boca da formiga que irá então partilhar o fluído nutritivo com o resto da colônia.

4 – formigas guerreiras:

As formigas são os únicos animais além dos humanos que se planejam e coordenam para a guerra em batalhões organizados contra os adversários. Como seres humanos, as formigas fazem guerra para conquistar território e recursos alimentares de outras colônias de formigas. Às vezes, as guerras de formigas levam a derrota total de um oponente e os sobreviventes são capturados e mantidos como escravos. Isso é impressionante! As formigas descobriram que os inimigos derrotados podem ser úteis. Eles podem ser poupados e colocados para trabalhar o bem da colônia.

5 - formigas ensinam e comunicam:

Um estudo recente demonstrou que as formigas podem transmitir conhecimentos de uma para a outra e ensinar outras formigas como encontrar comida. O comportamento da formiga-professor é incrível. Uma formiga treina formigas jovens para localizarem e coletarem alimento. A formiga jovem que é levada pelo trajeto pela primeira vez acompanhada da formiga-professor, consegue localizar e coletar quatro vezes mais rápido o alimento.

Sinergia: ato ou esforço simultâneo na realização de tarefas ou funções.

Creio que apenas um breve comentário seja suficiente para enriquecer o texto acima, visto que o próprio ensina-nos com muita propriedade. Precisamos aprender com os animais os quais julgamos irracionais, mas que, no geral são muito mais organizados socialmente do que nós, e, as formigas são só um exemplo, existem outros animais que são tão organizados que causa-nos inveja. Nós somos capazes de defender teses pautadas na antropologia, na sociologia, na psicologia, na filosofia, entre outras teorias ou ciências, porém, não conseguimos colocar tantos conhecimentos em prática, eis um dos motivos pelos quais  nossa sociedade está longe de praticar a verdadeira sinergia, e, por conseguinte, estamos  longe de um verdadeiro desenvolvimento. Não é por acaso que até a bíblia orienta-nos: “vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio”. (pv6:6).

 

José Antônio Soares – 1º Tenente PM

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior