Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Artigo -

O pensamento, a razão e o raciocínio

O pensamento, a razão e o raciocínio

 PENSAMENTO: Ato ou faculdade de pensar; Ato do espírito ou operação da inteligência; Idéia; Recordação; Lembrança.

Disse o filósofo francês Renê Descartes: “Cogito, ergo sum” (do latim), o que quer dizer: “Penso, logo existo”. Ele se referia ao ato de pensar, o que assegura à mente o fato da própria existência psicológica, possui psiquê.  Em outras palavras: pensar é ato primordial à existência humana.

Ao meu ver pensar é o ato de construir ou reconstruir idéias. Não entendo o pensar como recordar. Ao recordarmos, na verdade estamos buscando reconstruir ou subtrair no ato de pensar coisas que já vivemos,  que já passaram pelo pensamento. E a memória? A memória existe na máquina do computador, está lá guardada, e, todas as vezes que for acionada trará de volta tudo o que está armazenado tal qual está, ou seja, a memória do computador não constrói nada, simplesmente traz à tona tudo o que está guardado. Ao recordarmos algo ou buscarmos em nossa “memória” coisas que já vimos, ouvimos ou lemos, por exemplo, o que estamos fazendo na verdade é pensar extraindo com o pensamento o que já passou. Nota-se que ao pensarmos em algo passado, não trazemos tal qual como foi, mas, extraímos coisas de modo diferente. Por exemplo: quando penso em algo que já passou, em um acontecimento que vivi,  quanto mais penso mais consigo detalhes do que foi vivido, e, isto  depende inclusive de vários fatores, pensar em estresse é mais difícil do que pensar com calma e tempo. Parafraseando Descartes: Preciso pensar para concluir que existo. Preciso pensar, senão morro.

RAZÃO: do latim: Ratione. Raciocínio; Explicação; causa ou justificação; motivo.

Muitas palavras perdem seus sentidos etimológicos com o passar do tempo. Por esta ótica, prefiro pensar em razão como sendo o ato de explicar algo, a causa de alguma coisa, o motivo pelo qual algo aconteceu ou não aconteceu, uma justificativa, ou seja, quando temos razão em alguma coisa é porque conseguimos explicar, justificar  ou apontar um motivo.

RACIOCÍNIO: Encadeamento lógico de argumentos; juízo.

Do raciocínio vem o fato de ser RACIONAL. Capaz de raciocinar. Por falar nisso, diz-se que o ser humano é um animal racional, liderado pelo espírito racional, capaz de formular juízos, de raciocinar. Seguindo o pensamento da Teoria da Evolução, o qual diz que evoluímos com o passar do tempo e que somos os descendentes mais próximos dos primatas, temos que parar para pensar e observar que então paramos de evoluir e estamos seguindo o caminho contrário, ou seja, estamos regredindo. Se pensarmos na Teoria do Criacionismo, a qual é veementemente seguida  pela maioria de nós, principalmente pelos cristãos e diz que fomos criados por Deus e à Sua imagem e semelhança, devemos notar que não estamos fazendo jus à criação de Deus, ou seja, estamos longe de sermos  à semelhança de Deus. O motivo pelo qual assim ratifico, é pelo fato de observar o mundo em que vivemos especialmente o nosso país, tivemos uma melhoria vertiginosa, porém, paramos no tempo e não estamos conseguindo resolver nossos próprios problemas, especialmente os que afetam a população como um todo. Minha explicação: Achamos que temos razão, num contexto isolado, estamos sempre certos, os outros é que estão errados. Somos individualistas e pensamos em nosso  próprio umbigo, os outros que se danem.

Temos sempre razão, pensamos que pensamos, ou que sabemos o que é pensar. Nosso raciocínio é único e exclusivo para o nosso bem estar. Somos seres racionais, mas devemos ter vergonha dos animais, os quais não raciocinam, mas, seu instinto faz com que vivam prol do grupo ao qual pertencem.  Nossa individualidade exagerada demonstra que não sabemos pensar nem raciocinar, logo, não temos razão, se não temos razão, não temos motivos para existir. Quem não pensa, nem raciocina em prol da coletividade, vive sem razão, é peso morto sobre a terra.   Nações poderosas já foram destruídas, o motivo principal: O EGOCENTRISMO, este cauteriza a mente e tira a capacidade de pensar e raciocinar. 

José Antonio Soares, Capitão Pm.

 

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior