Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Agronegócios -

TecnoCana 2016 superou expectativas

Mesmo estando ape-nas em sua 3ª edição, o TecnoCana já é considerado o maior evento do setor sucroalcooleiro e tem atraído profissionais, produtores e empresários de todos os segmentos do agronegócio. O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Cana da Usina Bom Sucesso (AFC).

Segundo o empresário rural Guilherme Pontieri, presidente da AFC, cerca de 500 visitantes prestigiaram o evento que este ano aconteceu na Fazenda Três Irmãs, no município de Vicentinópolis, de propriedade do empresário rural, Antônio Carlos da Cruz, o “Toinzinho Paulista” e um dos fundadores da AFC.

Guilherme revelou que o TecnoCana 2016 teve o objetivo de “reforçar a parceria  com as empresas mais competentes do setor agrícola e  agora com a participação de instituições de ensino, sempre visando a divulgação de novas tecnologias para auxílio do produtor de cana-de-açúcar na tomada de decisões agronômicas”.

A edição do TecnoCana 2016 focou alguns pontos importantes para o bom desenvolvimento da atividade sucroalcooleira, como: a nutrição foliar e de sulco na cana-de-açúcar, além de técnicas para controle eficiente de fungos na lavoura. O trabalho de campo e preparo dos Stands ficou sob a supervisão do agrônomo Antônio José da Silva, que é o coordenador agrícola da AFC.

Para o agrônomo, “o TecnoCana representa uma eficiente ferramenta para soma de conhecimento ao produtor de cana-de-açúcar, pois leva até o mesmo várias opções de manejo da cultura, bem como a possibilidade de análise e comparação  dos resultados obtidos em cada uma das tecnologias propostas, através da observação in loco dos campos de testes cultivados para o evento”, revela.

O anfitrião do TecnoCana 2016, “Toinzinho Paulista”, considera que eventos como o realizado pela AFC mostra transparência na relação produtor, empresas e indústria, “aqui não tem manipulação, se tem uma variedade melhor todos vão ficar sabendo, cada ano é uma coisa diferente e nova, algumas coisas que aprendi no TecnoCana do ano passado e apliquei na milha lavoura que me surpreenderam, ou seja, é importante a troca de informações”, avalia.

Empresas apresentaram seu portfólio

Durante o TecnoCana 2016 a principais empresas do setor de defensivo e nutrição agrícola, além de máquinas e equipamentos puderam apresentar aos visitantes todo seu portfólio para o setor sucroalcooleiro. Entre as empresas que marcaram presença no TecnoCana 2016 estão algumas das principais na produção de defensivos e nutrição como: FMC, BASF, Bayer, Nortox, Produquímica, Giga Mix, , Nutrins, Stoller, Fortgreen, Kimberlit e Yara Vita, que indicaram suas linhas de produtos bem como a forma de aplicação de cada um do plantio e no cultivo.

As principais indústrias de máquinas, veículos e equi-pamentos também marca-ram presença no TecnoCana 2016 e apresentaram suas novidades para o setor. A Stara, uma das maiores indústrias do setor, aproveitou o evento para fazer o lançamento do Imperador 3.0, um autopropelido que reúne um pulverizador com barras centrais e um distribuidor, podendo realizar as duas operações com o mesmo equipamento em momentos distintos. O diretor-presidente da Stara, Gilson Trennepohl, foi um dos que prestigiaram o evento promovido pela AFC.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior