Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Agronegócios -

Mosca Branca exige "Manejo correto para controle"

A DuPont reuniu empresários rurais e profissionais do agronegócio em Goiatuba, os quais puderam conhecer melhor a Mosca Branca (Bemisia argentifolii) e os seus desdobramentos, disseminação e hábitos. Participou do evento a Mestre em Entomologia (estudo dos insetos) e Doutora em Bioecologia e Biocontrole e Professora da Universidade Federal de Goiás, Cecilia Czepak.

Drª. Cecilia mostrou como enfrentar a Mosca Branca que chegou ao País há mais de 20 anos e tem promovido sérios prejuízos ao agronegócio. Segundo a especialista, a estrutura do inseto facilita sua disseminação, além de se alimentar de 600 espécies de plantas, facilitando sua perpetuação.

Para enfrentar o problema, o produtor precisa conhecer a planta e a biologia do inseto, se é adulto, ninfa, ninfa móvel ou pulpário, já que tem preferência pela parte inferior da planta, dificultando seu controle. Para o enfrentamento da Mosca Branca “os produtores precisam conhecer os produtos que estão no mercado e as táticas de manejo e controle que melhor funcionam contra esta praga, para que ela não se torne a maior praga que esteve no século 20 e continue sendo uma das maiores no século 21”, esclareceu a especialista.

Drª. Cecília defende algumas táticas de controle da Mosca Branca, entre elas não só o uso do controle químico, mas também táticas legislativas (leis e normas para se quebrar o ciclo) através da calendarização do uso dos produtos, obrigar o produtor a não deixar soja tiguera no pós-colheita, que segundo a especialista é o que mantém a praga no campo.

DuPont apresenta Benevia®, a ferramenta contra Mosca Branca

No encontro, a DuPont apresentou uma moderna ferramenta para o manejo e controle da Mosca Branca, que é o Benevia®, um inseticida que acaba de receber o registro liberando sua aplicação em 30 culturas no Brasil, entre elas a soja, café, feijão, algodão, tomate e diversas hortifrúti.

Segundo Túlio Vieira, coordenador de Mkt CM DuPont, “o Benevia® é uma ferramenta importante e que vai ajudar na composição de manejo com as características que o mercado procura, é um produto extremamente seguro, com taxa toxicológica importante, tarja verde, além de dupla aptidão, tanto pega Mosca Branca, como o complexo de lagartas, diferenciado do que o mercado tem, ele é a ‘segunda geração das Diamídas’, agindo diretamente nas fibras musculares provocando a paralisação do inseto, trabalhando todo o ciclo da Mosca Branca, todas as fases de ninfa e também o adulto”, revela.

Para Túlio, o Benevia®, “além de ser um produto ecologicamente correto, tem uma sistematicidade diferenciada, mostrando as muitas vantagens que a DuPont traz para a agricultura e que agora também pode ser usada na cultura da soja”, ressalta.

Túlio revelou ainda que a equipe da Spaço Agrícola, distribuidor DuPont, está preparada para orientar tanto o produtor, como os profissionais sobre a tática de utilização correta do Benevia®. 

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior