Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Agronegócios -

Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo é lançado durante a Tecnoshow

Proposta do ITC é garantir a difusão de tecnologia no setor agropecuário, ampliar áreas de pesquisa e transferir conhecimento à sociedade através de parcerias com outras empresas

A Comigo dá início a um novo ciclo de investimento em pesquisas e tecnologia e lança o Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo (ITC), que substitui o antigo Centro Tecnológico Comigo (CTC). O anúncio foi oficializado nesta terça-feira, dia 9 de abril, durante a 18ª edição da Tecnoshow Comigo, e contou com a presença de cooperados e empresários do setor do agronegócio. “A Comigo investe hoje R$ 2,4 milhões por ano em pesquisa. Com a criação do ITC, nosso objetivo é firmar parcerias para ampliar o número de pesquisadores e, também, de agrônomos atuando em campo, para acelerar o desenvolvimento de estudos, oferecendo mais acesso dessas pesquisas aos produtores”, afirmou o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia.

O diretor de Difusão de Tecnologias da Comigo, Antônio Eduardo Furtini Neto, destacou que a mudança vai além da nomenclatura. Segundo ele, se trata de uma mudança de identidade do trabalho de pesquisa que já é desenvolvido e que será ampliado. “Preparamos um estatuto flexível, de modo que o ITC possa receber recursos externos de instituições públicas e privadas para desenvolvimento de pesquisas do setor de agropecuária e, também, de outras áreas do conhecimento. Queremos expandir nosso trabalho de pesquisas e, para isso, estamos abertos a parcerias para manutenção desse trabalho”, explicou.

O vice-presidente da Comigo, Aguilar Mota, pontuou, ainda, que o grande objetivo é o que o ITC transcenda os limites da Cooperativa e passe a cumprir o papel de educar e orientar a sociedade sobre o papel do agronegócio no País. “Queremos oferecer ao produtor rural e toda comunidade mais acesso a estudos e pesquisas aplicadas na agropecuária, desenvolvidas pelo ITC, e desenvolver atividades de ensino, capacitação e treinamento em parcerias com outras instituições, com o propósito de difundir conhe-cimento e tecnologia para as próximas gerações”, afirmou. O ITC conta com uma área de 146 hectares, dos quais 60 hectares são destinados à realização da Tecnoshow Comigo e o restante a pesquisas da Comigo.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior