Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Agronegócios -

Girassol volta a ser destaque em safrinha

Cerca de 100 produtores participaram do evento promovido pela Spaço Agrícola, em Buriti Alegre, para apresentação dos resultados de campo do Girassol. A cultura do girassol voltou a ocupar lugar de destaque entre as culturas alternativas para a segunda safra na Região Sul de Goiás, conhecida como “safrinha”. Variedades muito bem adaptadas e ciclo de 100 dias se saíram muito bem, mesmo diante da estiagem que aconteceu no período em toda região.

A Spaço Agrícola, empresa conhecida por sua inovação tecnológica e amplo portfólio em insumos, nutrientes, sementes e defensivos agrícolas, além de pós-venda com equipe técnica experiente neste setor, mostrou que existem variedades capazes de se encaixar na janela de plantio face à legislação e o vazio sanitário, através de parceira com a Atlântica Sementes, uma das principais produtoras de sementes de Girassol do país e a Caramuru, empresa que recebe e processa os grãos em suas unidades, além da garantia de preços fixados ainda no período de planejamento da safra.

Segundo Volneimar Lacerda, diretor da Spaço Agrícola, “o Girassol é mais uma cultura com opção de plantio na Safrinha. Mesmo com esse clima que estamos vivendo nesse período teremos bons resultados financeiros e também como opção em rotação de cultura. O Girassol vem somar como uma Cultura a mais que irá compor as janelas ideais de plantio com retorno econômico positivo. Sabemos que o ideal é plantar Milho até o dia 20 de fevereiro. O Girassol entra com plantio entre o dia 21 de fevereiro a 15 de março, como janela ideal. Daí a frente somente Sorgo, Milheto e Crotalaria são as cultivares recomendadas”, revela.

Parcerias com empresas sólidas

Preocupada em oferecer aos seus clientes produtos de alta qualidade e também segurança, a Spaço Agrícola buscou firmar parcerias sólidas com empresas referenciais para que os produtores que optassem pelo Girassol como opção de Safrinha contassem com produtos confiáveis e também a segurança de comercialização da produção, o que foi consolidada com a Atlântica Sementes e Caramuru.

Para Carlos Gomes, diretor da Spaço Agrícola, “o Girassol está mostrando seu potencial não só como cultura para safrinha, mas também como uma opção economicamente viável e principalmente com grandes benefícios para o solo graças a sua estrutura radicular que melhora o solo para as culturas posteriores. Isso se tornou viável para nossa região em função das parceiras que buscamos, Atlântica Sementes e Caramuru, as quais dispensam comentários”, comenta.

Segundo Fred Macari, “a Atlântica Sementes está no mercado há mais de 10 anos, sendo conhecida por sua inovação tecnológica, qualidade de seus produtos e o compromisso com o padrão de suas sementes que se mostraram muito eficientes mesmo com a severa escassez de chuvas. Para a região, a empresa possui variedades com ciclo de 100 dias”, ressalta.

Já a Caramuru é uma empresa com mais de 50 anos no setor de armazenagem e processamento de grãos de diversas cultivares, entre elas o Girassol. Segundo Túlio Ribeiro Silva, “o produtor tem a garantia de recebimento de sua produção em nossos armazéns, além de ter a alternativa de comercializar sua produção com preço definido até 8 meses antes do plantio e colheita”, contou.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior