Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Agronegócios -

Faeg aponta crescimento tímido da área plantada em Goiás

Nayara Pereira / Foto: Larissa Melo

Com a chegada das chuvas em todo o estado, produtores goianos estão as vésperas de iniciarem o plantio da safra 2016/2017. De acordo com levantamento da Federação da Agricultura Pecuária de Goiás (Faeg), Goiás atingirá uma área plantada de aproximadamente 3,35 milhões de hectares – 1% a mais em relação à safra anterior. Desse total, até o início da semana, cerca de 13% já foi plantado, porém o avanço do plantio segue em cautela, já que as previsões de temperaturas estão elevadas e os volumes de chuvas ainda são menores.

De acordo com o assessor técnico da Faeg, Cristiano Palavro, a safra neste ano será influenciada por condições financeiras e de rentabilidade limitadas. “A expectativa é de um crescimento mais tímido na área plantada do estado”, relata. Goiás é o quarto maior produtor de soja do país.

Já o milho verão, que nos últimos anos vem perdendo áreas para o avanço da soja, as expectativas são de crescimento nesta safra. “Isso se dá em função de um mercado mais aquecido para o cereal, que influenciado pelas graves perdas de produção na safrinha passada e consequente escassez no mercado interno, está com preços bem acima dos níveis históricos”, destaca Palavro. Em Goiás por sua vez, é esperado um pequeno crescimento na área plantada de milho, elevando a área plantada para cerca de 260 mil hectares, segundo análise da Faeg.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior