Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Agronegócios -

2ª TecnoCana foi um Sucesso

A 2ª edição da TecnoCana, promovido pela Associação dos Fornecedores de Cana (AFC), nesta quinta-feira (9) superou as expectativas dos organizadores e teve como tema principal a nutrição. O evento realizado na Fazenda Rancho Alegre, da AgroPontieri, em Goiatuba, contou com a presença de cerca de 600 produtores, empresários do setor sucroenergético, profissionais ligados a diversos segmentos do agronegócio e estudantes.

Na 2ª TecnoCana, foram montados diversos stands onde as empresas parceiras puderam apresentar seus portfólios e os resultados de cada um dos produtos utilizados dentro das áreas dos associados da AFC, que atualmente conta com cerca de 13.000 ha com plantio de cana e que na safra 2015/2016 deve superar os 15.000 ha.

O responsável técnico da AFC, Antônio José da Silva, revelou aos presentes que os investimentos realizados em nutrição nas áreas associadas estão correspondendo e a produtividade média supera em muito a média de áreas cultivadas por usinas ou produtores individuais, com produtividade média superior a 100 toneladas em área de 7º corte.

Nutrição melhora controle de doenças

Os visitantes que compareceram a 2ª edição do TecnoCana pode conferir de perto como a boa nutrição associada a um manejo adequado, permite um controle mais eficaz das diversas doenças que atacam o canavial.

Técnicos das empresas parceiras do TecnoCana apre-sentaram programas completos que ajudam a controlar doenças como nematoides, brocas e a ferrugem que possuem grande poder de provocar queda na produtividade.

As empresas parceiras do evento mostraram que atualmente existe uma gama de produtos de alta tecnologia capaz de auxiliar o produtor e ampliar de forma significativa não só a produtividade mais a vida produtiva do canavial, prolongando o ciclo de cortes com o mesmo plantio.

Máquinas de alta performance

Juntamente com a 2ª edi-ção da TecnoCana, os produtores também puderam contar com a exposição das empresas parceiras que comercializam máquinas e equipamentos utilizados para o preparo do solo, plantio, cuidados, colheita e transporte de cana.

As empresas apresentaram máquinas e equipamentos de alta performance, com tecnologia de última geração, capazes de melhorar o rendimento e eliminar as perdas quando utilizadas adequadamente.

A 2ª edição da TecnoCana serviu para que os produtores que estão entrando no segmento sucroenergético pudessem conhe-cer que é possível se aplicar nos canaviais a agricultura de precisão e que a resposta é tão eficaz quanto em outras culturas, como soja e milho.

Produtores destacaram qualidade do evento

A qualidade da estrutura montada pela AFC para a realização da 2ª edição da TecnoCana foi elogiada por produ-tores, profissionais, convidados e parceiros. O evento foi dividido em dois espaços, sendo um em área de campo, onde as empresas parceiras puderam receber os convidados e apresentar os resultados de seus produtos e programas dentro da própria lavoura, em área comercial e não em stands de ensaio, tornando a apresentação muito mais realista.

Na segunda área, as empresas parceiras instalaram seus stands comerciais e a exposição de máquinas e implementos, muito bem organizados, por sinal. Nesta área também ficou a área de recepção dos convidados e foi servido o almoço.

Para facilitar o acesso dos convidados aos stands na área de campo, a organização preparou ônibus para realizar o translado de uma área para a outra, facilitando o deslocamento e também diminuindo o tempo de duração do percurso.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior