Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Agronegócios -

1º Seminário de Irrigação discute uso sustentável da água

Gilmara Roberto
Envolver produtores rurais, técnicos e sociedade no debate acerca da utilização sustentável da água é o objetivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar), que realizarão, no próximo dia 7 de maio, o 1º Seminário Estadual de Irrigação, em Goiânia.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento pretende apresentar estudos e visões técnicas desenvolvidas por produtores irrigantes e pesquisadores para que a água, recurso natural indispensável para a sobrevivência humana, seja utilizada com responsabilidade na produção de alimentos.

A programação do 1º Seminário Estadual de Irrigação será dividida em dois painéis que discutirão a “Visão do Setor de Irrigação em Goiás e no mundo” e a “Gestão dos Recursos Hídricos”. O evento contará com palestras de Xico Graziano (engenheiro Agrônomo e ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Ivo Mello (representante da Associação dos Arrozeiros de Alegrete no Conselho Nacional de Recursos Hídricos), Lineu Rodrigues (gerente geral da Embrapa Cerrados) e Paulo Lipp João (Coordenador de Projetos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul), entre outras autoridades.

Demanda por alimentos

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a população mundial chegará a 9,3 bilhões de pessoas até 2050. Isso exige que a produção de alimentos cresça 70%, sendo o Brasil responsável por 40% dessa nova oferta.

Para produtores e técnicos, será o desenvolvimento e aplicação de tecnologias na produção rural, especialmente em irrigação, que tornará possível o aumento da oferta de alimentos de maneira sustentável. “Nosso país já deu um grande salto aumentando a produção de grãos em 297%, passando de 46,9 milhões de toneladas para os 200 milhões de toneladas da última safra. Com uma expansão de apenas 43% na área plantada, os produtores pouparam mais de 70 milhões de hectares. Isso foi possível graças às tecnologias e práticas modernas adotadas pelo setor”, afirmou Jordana Sara, consultora do Senar Goiás para a área de Meio Ambiente.

Além de apresentar um diagnóstico completo da irrigação em Goiás, o Seminário discutirá ainda as providências legais a serem tomadas para produção em áreas irrigadas.
Inscrições

O 1º Seminário Estadual de Irrigação pretende receber estudantes, produtores, técnicos e representantes do poder público estadual. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (62) 3096-2200.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior