Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Esporte -

Opiniões de Romes Xavier

RÚSSIA 2018

A seleção brasileira foi a primeira de todas as seleções a conseguir dentro de campo o seu passaporte para a Copa do Mundo em 2018. Já estava classificada em março deste ano, garantindo a sua vaga ao lado da Rússia, que estava garantida como país sede.

Dentro de campo o Brasil foi a primeira seleção e terminou as eliminatórias de forma brilhante com dez pontos de frente da segunda colocada. Há pouco mais de um ano era só preocupação, quando Tite entrou no lugar de Dunga, que até então estava na sexta posição e tinha uma dúvida em cada brasileiro, será que vamos ficar fora de uma copa pela primeira vez em quase 100 anos de competição? Com Tite o Brasil conseguiu um aproveitamento espetacular acima de 85% e mesmo com a campanha ruim de Dunga, terminou com 75% de aproveitamento.

Nas eliminatórias da Copa de 1970, o Brasil fez seis jogos e conquistou seis vitórias contra: Paraguai, Colômbia e Venezuela. Marcou 23 gols e sofreu apenas dois. Nas eliminatórias de 70 participaram dez seleções em três grupos, dois grupos de três seleções e o grupo do Brasil que tinha quatro seleções. Se tudo está muito parecido com 1970, só podemos esperar  o melhor da seleção brasileiro na Copa da Rússia em 2018.

Tenho a opinião que o Brasil é o grande favorito, embora os favoritos, serão os mesmos. Brasil, Alemanha, Itália e correndo por fora Argentina e Espanha. São pouquíssimas as copas que não estão Brasil, Itália e Alemanha nas finais.

Neymar  esperança de brilho e de hexa

 

LEONEL MESSI

O torcedor e amante do bom futebol devem estar pensando, quando precisa o “cara” resolve! Olha, e tem que resolver mesmo! Não é ele o grande craque mundial? Não foi ele o eleito cinco vezes o melhor do mundo pela FIFA? Não foi ele o melhor jogador do último mundial? Não é ele maior que Maradona? Então! Tem que ser ele mesmo o responsável pela classificação da Argentina para a Copa do Mundo na Rússia.

Se essa seleção não tivesse conseguido uma classificação para mundial, como aconteceu em 1970, essa geração Messi,  jamais seria esquecida pelo povo argentino. Messi assumiu a responsabilidade e levou o seu país de forma dramática para a próxima copa. Mas é assim mesmo, quando é necessário,  precisa chamar  e jogar a responsabilidade em cima de quem dá conta de resolver. Lembra das eliminatórias para Copa do Mundo nos Estados Unidos? O Brasil estava passando apertado e Parreira teve que dar o braço a torcer e convocar o “baixinho” Romário para jogar contra o Uruguai. Romário entrou, arrebentou e levou o Brasil para os USA e em 1994 trouxe o tetra campeonato.  Outros grandes craques foram chamados e resolveram no passado.

E quer saber mais? Só ganha copa quem tem um ou dois jogadores acima da média. O Brasil só tem cinco títulos mundiais porque teve jogadores “acima da média” mais vezes que outros países. Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo e outros que fizeram a diferença para nós. Beckenbauer,  Gerd Müller, Mário Kempes, Paolo Rossi, Maradona, Zidane, Iniesta, Schweinsteiger, foram jogadores que desequilibraram e carregaram nas costas as suas seleções e conquistaram a taça.

Embora outros imortais que elevaram a beleza do futebol e não conseguiram alcançar um titulo de Copa do Mundo. Puskas (Hungria), Zico e Sócrates ( Brasil), Johan Cruyff (Holanda), Euzébio (Portugal) e alguns brilhantes, talvez menos expressivos que os craques acima, mas fizeram bonito em Copas do Mundo.

Com ele a Argentina sobrou em 1986

 

SÁBADO DE CLÁSSICO NO SERRA DOURADA

Sábado Vila Nova e Goiás vão se confrontar em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro da série B. Clássico que já começou na semana passada com vários momentos ruins das diretorias. Primeiro ficou definido que o clássico teria as duas torcidas, mas com uma ressalva, só poderia ter oito mil ingressos para cada time.

Depois no começo da noite da última sexta-feira, o Vila Nova conseguiu na justiça o direito de jogar com torcida única. A torcida colorada. O Goiás recorreu e foi negado na última terça-feira o pedido do time esmeraldino. Mas o Goiás ainda pode continuar lutando na justiça pelo direito de ter o seu torcedor nas arquibancadas do Serra Dourada neste sábado.

O ruim de tudo isso é a revolta de alguns torcedores do Goiás que estão se sentindo no direito de comprar o ingresso e ir para o estádio. Mas existe a ameaça por parte de torcedores vilanovenses que não querem esmeraldinos lá. Isso é problema para a Polícia Militar que se julgou incapaz de dar segurança nesse clássico. Vamos esperar para ver o que vai dar.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior