Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Espaço do Leitor -

ESCOLHAS

A vida é construída por meio de nossas escolhas. Realizações e fracassos são resultados dessa seleção de atitudes. Ela que nos leva à desistência ou ao lugar mais alto do pódio. E, como diz Cecília Meireles, vivo escolhendo o dia inteiro. Já de manhã, decido se terei o rosto alegre ou se deixarei o mau humor chegar às pessoas antes de mim. Defino a dose de paciência para vencer as dificuldades em meu trabalho. Escolho minhas roupas, minhas palavras, meu cardápio, meu caminho, meus pensamentos. Opto pelo refrigerante ou a ausência dele, pela razão ou a ideologia, pela academia ou o sofá, pelo sono ou a internet.

Das escolhas, talvez a mais importante esteja no relacionamento. A seleção das pessoas que estarão ao seu lado é o grande segredo para o sucesso do seu dia, dos seus anos. Há pessoas de olhos ruins que secam mudas do canteiro; há pessoas de bons olhos que regam esperanças. Há pessoas que choram e entristecem as horas; há pessoas que riem alegrando a existência. Há pessoas que desanimam enfraquecendo projetos; há pessoas que acreditam fortalecendo os anseios. Há pessoas que se opõem dificultando a harmonia; há pessoas que abraçam eternizando a amizade. Há pessoas que criticam pelo prazer de destruir; há pessoas que elogiam com a intenção de edificar. Há pessoas que sugam privando a liberdade; há pessoas que libertam em nome da confiança. Há pessoas que te levam para a beira do abismo; há pessoas que te carregam nos braços para longe do perigo.

Não é olhando para você, mas sim olhando para aqueles que estão ao seu lado que saberei se é digno de minha confiança, de minha amizade, de meu amor. Não basta apenas existir para fazer parte de meus contatos; é preciso dar significado à vida para receber os meus torpedos. Não saia com qualquer um; não receba um qualquer. Não compartilhe seus planos com quem não guarda segredos; não divida seu tempo com quem não merece afeto. E, principalmente, estabeleça um tempo para estar consigo mesmo. Nos instantes de reflexão, nascem as mais valiosas receitas de sucesso.

Escolha aqueles que agregam algo de bom em sua vida, não deixe a vida escolher por você. Assim será inevitavelmente mais feliz.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior