Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
De Olho Aberto -

Mosca Branca já provoca perdas de até 15%

A Bemisia Argentifolii, conhecida popularmente como Mosca Branca é um pequeno inseto que já está provocando pre-juízos entre 10% e 15% nas lavouras de soja no contexto geral no Brasil. A afirmação é de uma das maiores autoridades do setor, Dr. Massaru Yokoyama, que na semana passada participou de evento promovido pela DuPont e Spaço Agrícola para profissionais do agronegócio e produtores rurais de toda região, onde apresentou os principais danos problemas no manejo do inseto e suas consequências para o agronegócio.

Segundo Dr. Massaru Yokoyama, “devido o inseto ser muito pequeno o produtor não acredita que ele possa causar danos na vegetação e o que podemos perceber é que estão agindo como bombeiros, apenas apagando o fogo”, revela.

Para o pesquisador, um dos principais erros no manejo de controle da mosca branca ocorre pelo fato de o produtor só tende a atuar na fase adulta do inseto, quando ele se torna mais visível, escolhendo produtos com alcance apenas sobre os adultos. “É importante observar que este manejo só elimina o adulto, em condições de campo, ele já deixou seus ovos e ninfas, ou seja, uma aplicação que combate o adulto não vai ter um efeito de controle interessante para a lavoura”, reforça.

Na avaliação do Dr. Massaru Yokoyama, o Benevia®, produto desenvolvido pela DuPont, “é um produto novo que  está entrando no mercado, é um grande aliado para utilizarmos no manejo da Mosca Branca. O Benevia não terá que aplicar junto com outro produto por que ele por si só já controla, todos os ciclos com benefício para o produtor em função desse controle efetivo”, concluiu.

“Benevia é um produto de alta performance”, afirma a DuPont

A DuPont revela que: “o Be-nevia® para a cultura da soja, controla a Mosca Branca. Para outras 3º culturas o produto possui espectro cruzado, que possibilita contemplar alvos sugadores bem como mastigadores. Para a soja, o produto é registrado para o controle da Mosca Branca que é um grande desafio, e a DuPont mais uma vez sai na frente colocando no mercado o Benevia®”, ressalta.

Segundo a DuPont “o Bene-via® tem controle durante todo o ciclo da mosca branca. A DuPont informa que os técnicos da Spaço Agrícola, distribuidor DuPont e do Benevia® estão preparados para levar todas as informações aos produtores e profissionais que atuam no agronegócio. “Toda equipe técnica acompanhou o desenvolvimento do produto em áreas de testes para ter conhecimento na hora de levar o melhor posicionamento ao produtor”, finaliza a empresa.

Spaço Agrícola

Segundo Carlos Gomes, diretor da empresa, “o cultivo cada vez mais intensivo e o surgimento de pragas mais agressivas tem aumentado o desafio para o agricultor e no lançamento deste produto (Benevia®) que já é o divisor de águas, é a presença no evento do Dr. Massaru Yokoyama, autoridade má-xima, especialmente para o cerrado, de uma praga que está se tornando cada vez mais importante”, explica.

Carlos ressaltou que a equipa da Spaço acompanhou todo o desenvolvimento do produto nos ensaios e trabalhos feitos no campo, o que a deixa preparada para ser o principal canal de comunicação para levar as informações corretas para que o agricultor melhor consiga melhor custo benefício.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior