Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Morrinhos -

Morrinhos : TecnoLeite termina hoje

Nayara Pereira
Considerado o quarto colocado no ranking de produção leiteira do Brasil, Goiás ainda tem muito para evoluir. A observação esteve presente durante a Tecnoleite Complem 2016. A feira, realizada em Morrinhos – sexta maior bacia leiteira do estado, produzindo 80 milhões de litros de leite por ano – é classificada como uma das maiores no que diz respeito ao setor lácteo do estado. Durante a solenidade de abertura, o superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo, fez questão de destacar a importância econômica do município e o quanto ele ainda pode crescer com assistência técnica de qualidade.

Para ele, a falta de informação e de acesso às novas tecnologias dificultam o aumento da renda e a formação de um olhar mais apurado em relação às novas demandas do mercado. “Estou falando de profissionalização para o homem do campo dentro de uma realidade onde apenas 9,3% dos produtores rurais recebem visitas regularmente. Não há assistência com foco na gestão técnica e econômica de propriedades rurais”, ressaltou.

O presidente da Complem, Joaquim Guilherme (foto), também frisou a questão da cadeia produtiva do leite. “Temos que entender de genética, gestão e leite. Nosso setor é carente de conhecimento, de crédito, de planejamento e de respeito”, argumentou. O município de Morrinhos passou do quarto lugar para o primeiro no ranking de produtor de leite do estado, em três anos. De acordo com a última edição da pesquisa agropecuária de Produção Agrícola Municipal (PAM) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade é a 6° região com maior produção de leite em Goiás.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior