Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Spaço Agrícola e UPL promovem evento sobre clima

A Spaço Agrícola e a UPL promoveram um ciclo de palestras para os produtores rurais de toda Região Sul, com eventos em Edéia, Joviânia, Piracanjuba e Goiatuba, com o objetivo de levar melhores informações climáticas para a tomada de decisão sobre qual momento de plantar a próxima safra. O evento contou com a participação especial do agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, doutor em climatologia e a principal autoridade sobre o assunto, quando o clima está relacionado ao agronegócio.

Em todas as cidades, dezenas de produtores prestigiaram os eventos promovidos pela Spaço e UPL e puderam receber informações para orienta-los na safra 2016 (verão) e também na safra 2017 (safrinha). O agrometeorologista Mar-co Antônio revelou aos produtores que apesar de outubro começar com chuvas, há previsões que mostram que elas serão irregulares até o final deste mês.

Marco Antônio res-saltou que o resfriamento das águas do Oceano Pacífico deve criar o fenômeno La Niña, o que garante chuvas mais regulares, principalmente a partir do próximo mês, se estendendo inclusive até os meses de abril e maio, quando acontece o estágio final da segunda safra (a safrinha).

O agrometeorologista alertou aos produtores sobre a possibilidade de períodos chuvosos (inverno) nos meses de janeiro e fevereiro, o que pode trazer dificuldades no momento da colheita da safra de verão. Todavia, esse inverno não deverá ser tão rigoroso ou muito longo.

Como este ano have-rá umidade, luz e calor em maior volume que nos anos anteriores, Marco Antônio alertou os produtores para que tenham mais cuidado e planejamento com o manejo de suas cultivares, especialmente quanto às doenças fúngicas e DFCs (doenças de final de ciclo), já que tudo será favorável para aumentar esta pressão e alguns produtores podem enfrentar problemas para aplicação dos defensivos devido as chuvas.

Spaço mantém parceria com produtores

Com mais este ciclo de eventos, a Spaço Agrícola, distribuidora dos principais produtos e marcas para a agricultura reforça sua parceria com o produtor rural e mantém sua tradição de sempre mantê-lo muito bem informado e com ferramentas capazes de melhor seu desempenho produtivo.
Segundo Carlos Gomes, diretor da Spaço, “este é o propósito da Spaço Agrícola, estar ao lado do homem do campo e no momento que ele mais precisa; e o conhecimento sobre as questões climáticas tem se tornado uma das principais ferramentas, sendo a base do sucesso deste negócio; além do mais, a qualidade das previsões melhoraram muito e o Marco Antônio que é agrônomo e doutor em climatologia, o que mostra que é o melhor profissional no momento mais oportuno”, avaliou.

UPL traz novas tecnologias

A UPL, é a parceira da Spaço Agrícola em mais este ciclo de eventos sobre o clima que contemplou os produtores de toda Região Sul. Na oportunidade, a empresa apresentou resultados de seus produtos com testemunhos de produtores que estavam presentes.

Conforme Herik Fracel Freitas Vilela, RTV da UPL para o Sul de Goiás, “a UPL é empresa de inovação, onde, pegamos alguns produtos já em desuso e os transformamos em algo novo tanto em formulação quanto em posicionamento. Em um ano como este que promete ser de muita pressão de doenças segundo o meteorologista Marco Antônio, ou seja, é preciso pensar no manejo dos fungos e fungicidas, nós temos o Programa Unizeb, com o Unizeb Glory nosso fungicida com ação protetora multi sitio e também sistêmico, que deve ser utilizado no estágio vegetativo e temos também o Unizeb Gold, que deve ser usado com outros fungicidas no estágio reprodutivo”, ressalta.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior