Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Situação sobre processo eleitoral continua indefinido



Em uma das sessões mais longas do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE), onde só o voto do relator demorou cerca de 3 horas para ser lido, e ratificou a sentença da Justiça Eleitoral da 38? Zona Eleitoral, proferida pelo então juiz eleitoral Marcus Vinicius Alves de Oliveira, que cassou os mandatos do prefeito Reinaldo Cândido da Silva, do vice Ronaldo Salatiel da Silva e dos vereadores Jubes Carlos Marques da Silva e Genusvaldo Galdino de Araújo, em 7 de março deste ano.

Durante a leitura do voto, foi sendo mostrado passo a passo como funcionava o esquema de compra de votos liderado pelo ex-vereador Sieber Marques Buzain e sua equipe. O relator mostrou que o ex-vereador mesmo após ser detido numa operação conjunta do Ministério Público e Polícia Federal, onde fora apreendido dinheiro, listas contendo dados de eleitores e para quem seria o voto, arma de fogo e munições, computador, HD externo, pen drive e outros itens, além de transmissor de FM clandestino, aparelho de DVD e que continuava comandado o esquema via celular (clandestino) de um preso do presídio local, o qual era recarregado pela esposa do ex-vereador, conforme apurou as escutas telefônicas.

O relatório apontou que quem continua a manipular o esquema enquanto Sieber estava detido era sua esposa Chirley Vieira Cassiano, a qual teve diversos telefonemas interceptados com autorização da Justiça. Numa dessas ligações ela afirma que o esquema não estava acabado e que teria “arrumado” cerca de R$ 120 mil para cumprir os compromissos, Sieber avisou que não tinha problema.

A defesa dos acusados tentou desconstruir a legalidade das provas invocando alguns recursos da legislação, os quais foram um a um sendo rejeitados pelo relator e sem muitos questionamentos pelos demais membros do Plenário. No final, o relator do caso ratificou na íntegra a sentença concedida pelo magistrado goiatubense, todavia, Dr. Wilson Safatle Faiad pediu vistas no processo para formular seu voto. Um acordo levou a decisão final para a próxima segunda-feira (1/7), quando deve sair o resultado de todos os votos.

Referência – Artigo publicado pelo jornal Goiás Interior retratando sobre a compra de votos em Goiatuba foi citado durante a sessão ordinária do TRE. Não é a primeira vez que o jornal é citado em sessões do Poder Judiciário de Goiás, o caso mais recente foi a disputada pela presidência da Câmara Municipal (2011/2012), que coincidentemente tinha Sieber Marques Buzain como um dos protagonistas.

Recorde – Os sites e a Fanpage do jornal Goiás Interior bateram todos os recordes de visitação nesta terça-feira com leitores buscando assistir a transmissão da sessão e também informações sobre a votação. Houve momento em que o acesso chegou a ficar prejudicado, mas nossa equipe técnica conseguiu corrigir e manter o leitor bem informado com passo a passo de tudo que acontecia no Tribunal.

Edições Anteriores
Goiás Interior TV