Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Religião e cultura na festa dos santos reis

Religião e cultura na festa dos santos reis

Divino Alves
Considerada uma das mais populares festas religiosas do Brasil, a festa dos Santos Reis encerra as festividades natalinas. Chegada ao Brasil com os primeiros colonizadores portugueses foram incorporados à celebração original, ao longo do tempo, elementos exóticos e peculiares a cada região, tornando-se viva manifestação de caráter profano-religioso. Os festejos populares, unidos às celebrações litúrgicas da Igreja Católica cultuam os reis magos Melquior, Baltazar e Gaspar, que segundo o Evangelho, foram levados pela estrela guia ao estábulo onde, despojado de qualquer pretensão ou luxo, a esperança em forma de um Menino. Jesus. Incenso, ouro e mirra foram as ofertas levadas ao pequeno Jesus.

Na região do Mimoso, em Buriti Alegre, segundo informações da gente da regiãoaa festa existe há mais de 200 anos. Esse ano o evento aconteceu na fazenda Boa Safra onde a família do sr. Oloantes e da Dª Ivoni receberam cerca de 1.200 pessoas, para receberem os foliões, rezando o terço para agradecer uma graça alcançada e, depois de um lauto jantar, animado forró para festejar o encontro de tanta gente.

Em Panamá, casa do Divino Pai Eterno no sul de Goiás, também há lugar para celebrar os magos do oriente, como a família de Dª. Luzia Cândida, que recebe amigos e familiares, para rezarem o terço e depois saborear as delícias da simples cozinha goiana.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior