Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Rally leva conhecimento as lavouras de soja de Goiatuba

 

Rally leva conhecimento as lavouras de soja de Goiatuba


O município de Goiatuba, uma das novas fronteiras agrícolas de Goiás, recebeu nesta terça-feira a 2ª etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra. Um comboio de mais de 30 veículos percorreu plantações de soja e milho da região onde foram realizadas minipalestras sobre as novidades que começam a chegar ao campo.


Cerca de 70 participantes, entre produtores rurais, técnicos e representantes da cadeia produtiva de grãos, tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas e cultivares que estão sendo testados para diminuir os riscos da produção e aumentar a produtividade das lavouras de forma sustentável.


O grupo teve a oportunidade de conhecer a Unidade de Beneficiamento de Sementes da Ceagro - Grupo Los Grobo em Goiatuba, que tem capacidade para armazenar até 400 mil sacas de sementes. Durante a visita, os participantes conheceram todo o processo de produção, desde o plantio até o ensacamento das sementes, entre elas cultivares da Soytec e da Quimisol.


Lavouras - Uma equipe da Expedição Safra participou do dia de campo itinerante para checar in loco o andamento da colheita no Sul de Goiás, que neste ciclo está cultivando cerca de 460 mil hectares da oleaginosa. Segundo o levantamento, os trabalhos no campo estão apenas começando. A maior parte das lavouras ainda está verde, porém não há preocupação por parte dos produtores quando ao prazo para finalizar a colheita, já que a região não tem tradição de plantar a 2ª safra.


A expectativa no estado é de uma boa colheita mesmo com o veranico que atingiu a região no início do plantio. Segundo a Expedição, a produtividade deve ficar em média de 55 sacas por hectare na região e a comercialização em torno de R$ 56,00 reais por saca, R$ 10,00 a mais do que no ano passado. A boa rentabilidade incentivou os produtores e neste ciclo a área plantada está 5% maior na comparação com o ciclo 2011/12. Pela apuração da Expedição, a soja ocupou áreas que antes eram destinadas a pastagem e ao milho por causa dos preços alcançados pela oleaginosa.


 

 

 

 

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior