Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Partidos concluíram suas filiações para eleições 2020

Terminou sábado o prazo para que partidos recebessem novos filiados e que ocupantes de mandato eletivo pudessem mudar de partido, tudo isto com o objetivo de disputar as eleições municipais que devem ocorrer no próximo mês de outubro, caso não aconteça mudança no calendário eleitoral deste ano, face ao Coronavírus.

As mudanças ocorridas desde o início da semana até os minutos finais para que os partidos pudessem aceitar novas filiações aconteceram com muitas idas e vindas, mas quando o relógio zerou nada mais pode ser feito.

O ritmo intenso das negociações fez com que as lideranças políticas de ambos os grupos esquecessem até que estamos em plena luta contra o COVID – 19 e em alguns momentos as reuniões foram inevitáveis e algumas pequenas aglomerações acabaram acontecendo, uma aqui outra lá, mas tudo para o exercício de questões que fortalecem a democracia.

Passado a correria, onde a primeira preocupação era garantir a formação de algumas chapas para a disputa proporcional (vereadores), a primeira desde o fim das coligações, o ritmo deu uma pequena desacelerada, mas nada tão expressivo assim, já que, é pequena a expectativa de que Justiça Eleitoral altere o calendário em virtude da pandemia.

O que já é possível observar são que pelo menos 5 grupos tentam se articular em torno de pré-candidatos a prefeito. Os ex-aliados, adversários e agora novamente aliados Marcelo Coelho (MDB) e Reinaldo / Márcia Cândido (PSDB) lideram um grupo que mistura Emedebistas e Tucanos; o ex-prefeito Hermes Traldi Neto (Podemos) que disputou a última eleição para deputado federal procura reagrupar sua “Trump” e angariar novos apoios visando a disputa ao Executivo Municipal. Por outro lado, o vereador Gabriel Faleiros (PSD), tenta viabilizar uma via independente dos grupos tradicionais, apostando na juventude de alguns pré-candidatos a vereadores. O empresário João Batista (PROS) é outro que está trabalhando para viabilizar uma via independente.

Já o prefeito Zezinho Vieira (PP), que tentará se reeleger também teve uma semana movimentada, pois precisou trabalhar dobrado, já que alguns integrantes de sua equipe optaram por trabalhar a viabilidade de uma candidatura à Câmara de Vereadores, fazendo com que, tivesse ainda que encontrar outros aliados para assumir diversas secretarias, diretorias e departamentos na administração municipal.

Dentre os outros nomes que veiculavam suas pré-candidaturas a prefeito, alguns já desistiram do projeto e outros não tornaram público os fatos da semana passada.

Marcelo Coelho (MDB)

Hermes Traldi (Podemos)

Gabriel Faleiros (PSD)

João Batista (PROS)

Zezinho Vieira (PP)

Edições Anteriores
Goiás Interior TV