Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Mobilização não dá trégua ao Aedes

Esta semana a equipe composta por integrantes da Secretaria de Saúde promoveu a 10ª mobilização na caça, localização e eliminação de possíveis criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Cerca de 70 profissionais ACS, ACE e Enfermeiros participaram na ação que teve como alvo cerca 1.810 imóveis, em diversos setores da cidade.

A equipe envolvida nestas mobilizações sempre enfrenta um problema que pode colocar em risco o controle do mosquito e a saúde da população, que são os imóveis fechados. Nesta etapa foram 266. A notícia boa é que nos imóveis visitados, nenhum foco foi encontrado.

Durante as 40 semanas já monitoradas este ano, o Núcleo de Controle Epidemiológico registrou 211 notificações. Os números da temporada são relativamente bons, o município não entrou na faixa de alerta, mas precisam ser melhorados. A preocupação da equipe que tem buscado a colaboração da população na guerra contra o Aedes, é pelo fato de que o período chuvoso ainda está apenas no início, quando normalmente o mosquito reproduz mais intensamente.

Outro fator que colocou a equipe em alerta é a divulgação esta semana pela Secretaria Estadual de Saúde de que o vírus tipo 2, um tipo que causa maior número de internação, voltou a circular no Estado.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior